A correção de erros de grafia (letras trocadas ou repetidas), segundo a Lei de Registros Publicos, poderá ser feita no próprio cartório onde o interessado foi registrado, por meio de petição assinada por ele próprio ou procurador.
Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.
Nos formulários portugueses, normalmente pede-se o nome (nome+apelidos), ou quando muito o nome completo. Pede-se por vezes o «primeiro» e o «último nome» (nome+último apelido), para evitar o desfiar de apelidos, tão ao gosto de certas classes sociais, que faz perder tempo e gastar papel.
Via de regra, o ideal é colocar os nomes no primeiro espaço e os sobrenomes no seguinte, mas vale a pena consultar o site da companhia para ver se ela tem alguma instrução a respeito, especialmente em voos internacionais para a área do Mercosul, que não exigem passaporte e podem ser feitos com a Carteira de Identidade.
No caso de voos internacionais, não é possível proceder da mesma maneira. Sendo assim, o passageiro precisa escrever no campo “Sobrenome” todos os sobrenomes que couberem e, no campo de observações do pedido, informar o nome completo que deve ser grafado no bilhete, quando emitido.
Muito obrigada. Pelo menos, em Portugal, a tradição manda que o nome de um indivíduo seja formado por: nome próprio (pode ter dois) + apelidos da família da mãe (até dois) + apelidos da família do pai (até dois). Em 1, Joana é o nome próprio (o primeiro nome), Simões é o apelido da mãe, e Lemos, o do pai.
Apelido pode referir-se a: ... Sobrenome — parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; sobrenome, nome de família (é o sentido mais comum em Portugal).
substantivo masculino Nome que se baseia numa qualidade de alguém, geralmente depreciativa: tinha apelidos na escola, mas sofria com eles. Último nome; nome de família; sobrenome: Ribeiro era seu apelido. Nomeação que expressa uma particularidade de alguma coisa. Nome particular usado no lugar do nome próprio; alcunha.
Nome é nome e já inclui o apelido. No formulário [da pergunta ao Ciberdúvidas] também me fazem o mesmo! Em português europeu, é de facto tradicional fazer uma distinção entre nome de baptismo ou nome próprio e nome de família ou apelido (sobrenome, no Brasil).