"O consumo de carboidrato deve ser de cinco a nove porções por dia. Tomar caldo de cana todos os dias não seria benéfico", alerta Milene. Se por um lado a garapa em excesso é prejudicial à saúde, por outro, ela é bem indicada para quem realiza atividades físicas mais intensas.
Dá sono? Não existem indícios de que o caldo de cana cause sono. Na verdade, a especialista Ana explica que um grupo de pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, fez um experimento com ratos e descobriu que a bebida pode restaurar o sono.
O mais indicado é que o dia escolhido para o consumo do caldo de cana seja um dia em que você estará mais ativo, com uma maior prática de exercícios ou trabalhando mais, para que você consuma o açúcar da cana e prefira tomar o caldo mais cedo, pois o consumo na parte da noite traz maior possibilidade de ganho de peso.
Dá sono? Não existem indícios de que o caldo de cana cause sono. Na verdade, a especialista Ana explica que um grupo de pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, fez um experimento com ratos e descobriu que a bebida pode restaurar o sono.
Após o procedimento, o caldo é envasado e as garrafinhas passam por um selador para receber a proteção de alumínio. Depois, todas vão para a geladeira e são resfriadas a dez graus, o que garante a durabilidade do líquido.
O caldo de cana, também conhecido como garapa, é uma bebida altamente nutritiva. Apesar de ser bastante doce, ela é indicada para atletas e até para pessoas portadoras da diabetes do tipo 1.
3. Colabora na prevenção da anemia ferropriva. A anemia por deficiência de ferro corresponde a 90% dos casos. O caldo de cana é rico neste mineral, que é responsável por ajudar no transporte dos nutrientes e oxigênio pelo sangue.
Um ótimo tratamento natural para anemia é tomar diariamente sucos de frutas ricas em ferro ou vitamina C, como laranjas, uvas, açaí e jenipapo porque elas facilitam a cura da doença. No entanto, também é importante consumir carnes porque elas tem maiores concentrações de ferro.
A uva apresenta altas concentrações de vitamina B. Por isso, o suco é indicado para afastar o mau humor, atuando como um antidepressivo natural e ajudando a regular as atividades do sistema nervoso. Outra vantagem é o seu poder revitalizante, capaz de amenizar os efeitos da insônia e da ansiedade.
Segundo a nutricionista Giovana Morbi, o suco de uva integral oferece diversos benefícios e deve ser incorporado no dia a dia de todas as pessoas – pelo menos 1 copo diário - já que é rico em substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica (principalmente as uvas verdes).
O suco de uva integral não causa mal. Entretanto, os comercializados com adição de açúcar ou com acréscimo de outras frutas pode sim causar malefícios.
“O suco de uva integral é fonte de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, que são poderosos antioxidantes, eles combatem os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando na redução da pressão arterial.” E se você já é hipertenso, o sal deve ficar ainda mais longe da mesa.
O processo basicamente funciona da seguinte forma: as uvas são colocadas em um recipiente e o suco é delicadamente extraído por meio de tratamento térmico, ou seja, aquecido a uma temperatura de 90 graus, para termos a inibição de qualquer microrganismo.