Resposta. Sim, podemos afirmar, mas não só na Amazônia como também em muitos outros lugares..
No extrativismo mineral, ocorre exploração dos recursos minerais da terra para posterior transformação nas indústrias ou para consumo imediato. Na Região Norte, especialmente na Amazônia, existem grandes projetos voltados para esse tipo de extração.
As principais atividades econômicas extrativistas discutidas são a coleta de drogas do sertão, a extração de cacau, a exploração de tartarugas e a extração de látex para a produção de borracha.
O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas. O extrativismo pode ser usado para a subsistência como a recolha de frutos, madeira, pesca e caça, minérios que serão transformados em metais para o fabrico de utensílios. ...
Agricultura é o conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos dela. Os produtos da agricultura são primariamente os alimentos. Extrativismo é aquilo que extrai do solo, ou seja retira do solo, para transformar em matéria prima.
Resposta. Resposta: A coleta de frutos e raízes constitui uma das mais primitivas maneiras de extração dos meios de subsistência do homem.
Resposta. Resposta:Agricultura, plantação vegetal, criação animal, exploração mineral e afins do ramo agropecuário. Explicação:pois é o maior território brasileiro e eles precisam muito da terra para exercer essas atividades econômicas.
Já o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima.
A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
A exploração das riquezas do solo pode significar problemas ambientais sérios, como a poluição do solo, contaminação de corpos de água internos, bem como a exaustão do solo, tornando o improdutível. ... Além disso, o uso de agrotóxicos podem contaminar o solo, que pode repassar essas substâncias para lençóis freáticos.