A principal finalidade da pasteurização é destruir os microrganismos patogênicos, causadores de diversas doenças, além de eliminar grande parte da flora microbiana normal do leite.
Pasteurizado - a pasteurização é um tratamento térmico que consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 71oC e 75oC por 15 segundos, seguido de resfriamento (pasteurização rápida, mais comum no Brasil). ... O leite pasteurizado tem vida média de prateleira de 5 dias e necessita ser mantido sob refrigeração.
A pasteurização através de trocadores de calor se realiza elevando-se a temperatura da cerveja à 75°C e a mantém por alguns segundos. ... É, no entanto, proteger a cerveja contra infecções posteriores à pasteurização, o que exige seu envasamento em recipientes estéreis.
Entre os principais componentes da dieta, o leite tem sido alvo de uma série de comentários negativos, que surpreendem até pela violência. Aumento do risco de câncer, de diabetes, de fraturas, de esclerose múltipla e de problemas cardiovasculares são apenas exemplos dos malefícios atribuídos a ele.
– O leite, normalmente, é um vilão para as pessoas com queixas de saúde. Para ampla maioria dos pacientes, o leite não é todo problema, mas é um deles. A maioria das pessoas que chegam no consultório não tem ideia que tem intolerância à lactose. A causa não é o consumo, mas como o corpo reage ao leite.
A ingestão de leite causa pedras nos rins. A nutricionista Patrícia conta que o cálculo renal está, sim, relacionado ao cálcio, mineral presente em abundância no leite e derivados. "O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e ocasionar cálculo nos rins", explica.
1) Leite ajuda a emagrecer – o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade.
Há estudos que mostram que crianças que não tomam leite têm maior risco de fratura, menos estatura e massa óssea menor, sem contar o risco aumentado de adquirir osteoporose ao longo da vida. “O consumo de leite é fundamental no momento em que não tem outro alimento que substitua o cálcio.
O leite é um alimento importante, já que fornece cálcio, vitaminas. No entanto, seu consumo em excesso por adultos abre espaço a problemas de saúde, como o aumento do colesterol.
Portanto, vamos fazer as contas: para atingir as necessidades diárias de cálcio um adulto teria que tomar, por exemplo, 2 copos de leite por dia e 2 copos de iogurte. Bem mais fácil do que comer 6,8 kg de feijão ou 1280g de brócolis por dia, todos os dias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS, em 2014) recomenda um consumo per capita de leite de 200 litros ao ano por habitante, cerca de 0,575 litros por dia.
Tomar leite não é uma necessidade que se encerra na infância. Adultos e idosos precisam de tanto leite quanto as crianças, pois o envelhecimento reduz a produção de tecido ósseo, que necessita do cálcio presente no alimento e nos derivados.
O leite semidesnatado possui redução apenas de gorduras que pode chegar até 50% quando comparado ao leite integral. Segundo a nutricionista Karina Valentim, por possuir as mesmas quantidades de proteínas e cálcio seria uma opção mais saudável para adultos que necessitam perder peso.
Algumas pessoas ao parar de beber de tomar leite substituem a bebida por outras alternativas como os sucos industrializados que são ricos em açúcar. É mais interessante trocar o leite integral por leite desnatado do que trocá-lo por outra bebida que seja mais danosa para o organismo.
O leite, principalmente o de vaca, também pode provocar respostas inflamatórias devido à presença da lactose (o açúcar do leite) ou das proteínas (especialmente a caseína e betalactoglobulina).
Portanto, além de ajudar a manter uma boa suplementação de cálcio para o fortalecimento dos ossos e prevenção de fraturas, o leite ajuda ao tratamento da artrose de joelho.
1 – Alimentos inflamatórios:
Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e nesse caso, o leite longa vida com baixa lactose em embalagem da Tetra Pak é uma boa indicação.
Vitaminas para idosos: saiba quais são as 7 mais importantes
Nutren Senior é indicado para idosos acima dos 50 anos, funcionando para melhorar o estado nutricional, reduz a perda óssea e muscular, reduz quedas e fraturas e dá força. Também é indicado para idosos com falta de apetite ou que passaram por ocorrências médicas e estão em recuperação.
Para quem busca mais energia e resistência: os complementos com vitaminas B2 e B12, vitaminas C e D, niacina, ácido pantotênico, fósforo e potássio. Para quem busca por hipertrofia muscular: vitaminas C e D, cálcio, cobre, potássio e magnésio são as mais indicadas para a hipertrofia muscular.