De acordo com aspectos geográficos, o estado do Pará apresenta como relevo a planície amazônica ao norte, além de depressões e pequenos planaltos. Assim, com 1906 metros de altitude a Serra do Acari é considerado o ponto mais elevado.
Ao norte tem o Suriname e o Amapá; a leste o Maranhão e Tocantins, ao sul o Mato Grosso, a nordeste o oceano Atlântico e noroeste a Guiana e o Estado de Roraima. População: De acordo com o levantamento feito pelo IBGE em 2015, o estado possui 8,1 milhões de habitantes.
Mapa do Pará com as subdivisõesOficialmente, o estado do Pará é dividido em seis mesorregiões:
A História do Pará O povoamento do Pará começa com a entrada de holandeses e ingleses, mas consolidado com os portugueses. O início da formação do Estado se dá em 1616, com a fundação do Forte do Presépio, primeiro marco de construção da cidade de Belém, na época Santa Maria de Belém do Grão-Pará.
Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Ali edificou um forte de paliçada, em quadrilátero feito de taipa de pilão e guarnecido de cestões.
O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro de 1822 e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte e continua fiel a Portugal. ... Foi no local que, no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado. Segundo historiadores, parte da população paraense se revoltou.