crossorigin="anonymous">
Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções bacterianas. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos ou detêm a sua reprodução, tornando mais fácil para as defesas naturais do organismo eliminá-los.
INIBIDORES DA SÍNTESE DA PAREDE CELULAR - constituem os bactericidas que interferem na síntese de peptidoglicanos que formam a parede celular dos microrganismos, sendo que este grupo se subdivide em: Antibióticos beta-lactâmicos; Inibidores da beta-lactamase; Outros antibióticos que inibem a síntese da parede celular.
A bacitracina, cicloserina, fosfomicina e a vancomicina interferem na síntese da parede celular interferindo nos percursores da parede celular.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.
Possuem atividade anti-enterobactérias, porém não atuam contra pseudomonas ou bactérias gram-positivas. O norfloxacino e ciprofloxacino pertencem às quinolonas de segunda geração. Já atuam contra pseudômonas, porém, assim como as de primeira geração, possuem atividade limitada para o trato urinário.
É uma quinolona nova em comparação com as demais (ciprofloxacina , levofloxacina) e tem em sua molécula a adição de um grupo "metóxi" na posição R2 do anel comum das quinolonas para aumentar sua eficácia contra bactérias atípicas e anaeróbicas.
A atividade antimicrobiana das quinolonas está relacionada com a formação de ligações de hidrogênio entre os grupos aceptores (COOH, C=O. e F) desses compostos com o DNA-girase das bactérias, resultando na inibição da duplicação dos micro-organismos.