Que não se adequa ao que é típico, nem característico e próprio; irregular, anômalo: o órgão apresentava um comportamento atípico. [Medicina] Cujo desenvolvimento neurológico se difere do considerado padrão; neurodivergente. [Medicina] Cujos sintomas voltam a aparecer em intervalos irregulares: doenças atípicas.
O transtorno do espectro do autista (TEA) é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, que compreendem dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos realizados pela pessoa.
Transtorno do espectro é um transtorno mental que inclui uma variedade de condições associadas, por vezes, também inclui sintomas e características singulares. As diferentes condições de um espectro geralmente possuem uma semelhança ou provavelmente são causadas pelo mesmo mecanismo.
Para definir a grande abrangência do autismo, usa-se o termo “espectro”, pois há vários níveis de comprometimento — desde pessoas com outras doenças associadas (chamada de comorbidades), como deficiência intelectual, até pessoas que têm uma vida comum, independente, porém, algumas nem sabem que são autistas, pois ...