O coentro é uma erva aromática e muito utilizada como tempero. Ele proporciona uma série de benefícios à saúde, como redução do risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer devido à ação antioxidante. O coentro também contribui para o controle da pressão arterial e é bom para a visão.
Eryngium foetidum, ou coentro-bravo, também conhecida pelo nome comum de chicória ou chicória do Pará, na região norte do Brasil, ou chamado de coentro largo na Bahia, é uma planta perene, de hábito herbáceo, nativa das regiões tropicais das Américas.
A mais conhecida é o coentro-comum (Coriandrum sativum), nativa entre a região do Mediterrâneo até o Paquistão. Porém, outro coentro está ganhando fama nos últimos tempos, o coentrão ou chicória chicória-do-amazonas (Eryngium foetidum L.).
O chá de coentro é naturalmente diurético, ou seja, ajuda a prevenir que o corpo retenha líquidos em excesso, o que causaria a chamada retenção hídrica. Essa retenção pode causar inchaço. Ainda, também pode ajudar na digestão, o que previne a sensação de inchaço.
Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.
Preparação. Ferva a agua e agregue as folhas de coentro. Deixe repousar por 10 minutos e coe. Beba 2 a 3 xícaras por dia depois de cada refeição.
Colocar as folhas secas da amora e do chá verde numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas. Veja como o chá verde ajuda a emagrecer.
Chás para emagrecer
Remédios caseiros para Emagrecer
Um segredo é simples: não beber água durante as refeições para o estômago não dilatar.
A maneira correta de usar o limão para emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso logo após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã, utilizando água morna.
Existe uma maneira correta de ingerir a mistura: o limão deve ser espremido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã. "Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor", afirma a nutricionista.
Sobre a ação de desintoxicar, Pedro afirma que carece de comprovação. “Isso ainda é bastante questionado.” A água com limão começa a fazer efeito depois de 1 a 3 meses se você tomá-la diariamente, segundo Bianca.
O ideal é armazená-lo na geladeira, em um recipiente bem fechado, de preferência de vidro, ou embalado em papel filme, durante dois ou três dias. E, antes de consumir, a indicação é analisar a coloração, o aspecto e o odor. Se estiver amarelado, embolorado ou com cheiro estranho, jogue fora.
Nesse sentido, após ser cortada, manipulada ou preparada para consumo, esses alimentos perdem sua vitalidade muito rapidamente, talvez em horas, minutos ou até segundos. Por esse motivo, é muito importante consumí-las em até seis horas, depois de cortadas.
Para que os limões não acabem na lixeira, mantenha-os em sacos com fechamento hermético, aqueles do tipo zip lock, dentro da geladeira. O uso dos saquinhos herméticos é importante porque, soltos na geladeiras, os limões duram menos.
Quando compramos um abacate, ele costuma levar alguns dias para amadurecer e, rapidamente, passa do ponto ideal de consumo. Para evitar que isso aconteça, você pode optar por duas formas de conservação: – Banhar em suco de limão o abacate não usado, embrulhar em filme plástico e guardar na geladeira por até 2 dias.
Apesar de ser ácido, o limão pode estragar, como qualquer outra fruta. Se ele ficar enrugado, muito mole ou duro, manchado e opaco, é sinal de que está começando a perder o sabor e o suco. Evite que isso aconteça aprendendo a guardar o limão na temperatura correta.