HIIT é a sigla em inglês para high-intensity interval training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. A modalidade começou a se popularizar com a exibição dos treinos de figuras públicas na internet, que costumam compartilhar a rotina de exercícios com seus seguidores em redes sociais como o Instagram.
Portanto, a maneira mais fácil de fazer HIIT em casa é dividir cada minuto em períodos de treino e descanso. Ou seja, se você é iniciante, pode começar com 30 segundos de treino, seguidos por 30 segundos de descanso. Se você é avançado, poderá fazer 45 segundos de treino e 15 de descanso.
Intensidade é fundamental A melhor maneira de se beneficiar do efeito pós-queima depois de correr é fazendo treino HIIT. Além disso, tempo runs (treino ritmado), fartleks (alternar ritmos variados de corrida) e treinos intervalados são excelentes para gerar o efeito pós-queima.
Durante o treino, deve-se beber água, água de coco ou bebidas isotônicas, dependendo da intensidade e tipo de treino. Os líquidos que contêm sais minerais ajudam a controlar as reações químicas do corpo durante o exercício e mantêm o corpo hidratado.
Em corridas leves de baixa intensidade, o corpo aciona a gordura como fonte de energia primária, mas precisa de mais tempo para queimar grandes quantidades de calorias. Por isso treinadores recomendam o tempo mínimo de 30 minutos. Já em corridas curtas de alta intensidade, o corpo queima mais calorias em menos tempo.