A “mão morta” era paga toda vez que um servo falecia e os seus descendentes procuravam garantir o direito de trabalhar naquelas mesmas terras.
Os impostos, portanto, eram cinco: corveia, talha, banalidade, capitação e mão-morta.
As principais obrigações dos servos constituam em: CORVÉIA: Trabalho obrigatório nas terras do senhor feudal em alguns dias da semana. TALHA: Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre. BANALIDADE: Tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, forno, o celeiro e as pontes.
A assembleia (dos camponeses) implantou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Os sans-culottes (camponeses) expulsaram a Família Real do palácio de Versalhes. Começava então a Revolução Francesa... Resumindo: os camponeses foram de grande importância na Revolução pois marcaram seu início.
O termo histórico "camponês" costuma se referir a uma parcela da população que no período medieval nascia, vivia, trabalhava e morria em condições precárias nos feudos europeus, sendo explorados pelos senhores aos quais estavam submetidos. ...
Os hebreus foram escravizados pelo faraó Seti no Egito Antigo porque essa era uma prática comum para os egípcios, sendo que todo o seu sistema de obras e edificações públicas utilizava a mão de obra escrava.
Conquista pelos estrangeiros. Em 722 a.C., o reino de Israel foi conquistado pelos assírios e aproximadamente duzentos anos depois o Reino de Judá foi conquistado pelos babilônios, com isso os hebreus viraram escravos – período que ficou conhecido como Cativeiro da Babilônia.