O consumo da água de passas favorece a liberação dos sucos gástricos e o melhor processamento dos alimentos. Assim, os nutrientes são absorvidos da maneira adequada. Tomar água de passas durante quatro dias seguidos, uma vez ao mês, auxilia no processo de depuração do sangue e estimula a função hepática.
Modo de preparo Coloque um pouco de azeite numa panela pequena em fogo médio. Deixe fritar um pouco a cebola até que fique dourada e depois junte o arroz, as uvas passas, o sal e a pimenta. Junte a água e espere que ferva. Quando começar a ferver, coloque em fogo baixo e tape a panela durante 15 a 20 minutos.
As passas são excelentes na limpeza do fígado, pois elas estimulam processos bioquímicos que ajudam a depurar o órgão. E o limão contém o antioxidante eriocitrim, que desintoxica e regulariza as funções hepáticas.
O consumo exagerado de uva passas pode sim provocar ganho de peso, pela alta concentração de açúcar e calorias. De acordo com a especialista, essa não seria uma opção interessante. "Mas é lógico que 1 colher de sopa não trará problemas", aponta.
Pesquisas comprovam que a uva tem propriedades que protegem o organismo contra o câncer e combatem o envelhecimento. Para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também. A uva verde contém mais catequina.
A uva tinta é fonte de fitomelatonina, ou seja, melatonina de origem vegetal. Isso significa que a fruta e seus derivados, como o suco integral, atuam na boa qualidade das quatro fases do sono, ajudando a garantir uma noite bem dormida.
Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são recomendadas para quem tem diabetes porque elas contém muito açúcar aumentando as chances de picos de glicemia.
O ideal é consumir 10 unidades apenas, no entanto um cacho costuma ter mais do que isso. Assim, a glicemia tende a subir pela questão da quantidade de carboidrato ingerido em muitas unidades da fruta. A cereja deve ser evitada pelo mesmo motivo da uva, pois eleva os níveis de carboidratos no organismo.