EQST

Como Realizado O Planejamento Familiar?

Como é realizado o planejamento familiar?

Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.

Quais são os métodos de planejamento familiar?

Métodos disponíveis

  • Pílula - Contraceção hormonal oral;
  • Preservativos - Feminino (interno) e Masculino (externo);
  • Dispositivo Intrauterino e Sistema Intrauterino (DIU e SIU);
  • Implante;
  • Adesivo;
  • Anel vaginal;
  • Diafragma;
  • Contraceção hormonal injetável;

Como os métodos anticoncepcionais podem estar relacionados com o planejamento familiar?

O planejamento familiar permite que as pessoas atinjam o seu número desejado de filhos e determinem o espaço de tempo entre as gestações. Ee é alcançado através do uso de métodos contraceptivos e do tratamento da infertilidade (esta ficha técnica foca na contracepção).

Quais são os métodos comportamentais?

Os principais métodos comportamentais são tabelinha (método de Ogino-Knaus), temperatura basal, muco cervical (método de Billings), sintotérmico, coito interrompido e lactação.

Quais são os métodos definitivos?

- Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.

Como funcionam os métodos anticoncepcionais comportamentais?

Os métodos comportamentais funcionam com base na abstinência sexual periódica. Isto é, para utilizar esses métodos a mulher precisa aprender a identificar o início e o fim do período fértil do seu ciclo menstrual, dessa forma o casal pode aprender a evitar a gravidez.

Quais são os métodos anticoncepcionais hormonais?

Tipos de contraceptivos hormonais Pílula oral - existem vários tipos de pílulas, inclusive de uso contínuo. Anel vaginal - objeto de silicone que a mulher insere na vagina, onde os hormônios são lentamente liberados para prevenção da gravidez. O anel deve ficar no lugar por três semanas contínuas.

Quais são os métodos contraceptivos não hormonais?

Tipos de contraceptivos não hormonais

  • Sexo sem penetração e estimulação externa.
  • Métodos de barreira.
  • Métodos de consciência da fertilidade/planejamento familiar natural.
  • Retirada (coito interrompido)
  • DIUs de cobre (dispositivos intrauterinos)
  • Esterilização.

Qual o melhor anticoncepcional hormonal?

As principais grupos que existem são ciproterona, gestodeno, desogestrel, levonorgestrel, drospirenona, entre outros. Para diminuir o excesso de pelo, a melhor progesterona é o acetato de ciproterona, que é também o mais antigo. “Comparada com os demais, é o antiandrogênico (hormônio masculino).

Como funciona o anticoncepcional hormonal?

O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.

Qual é a função da pílula anticoncepcional composta por hormônios sintéticos?

Em termos simples, a pílula anticoncepcional possui estrógenos e progestacionais sintéticos em sua composição, o que contribui para o impedimento da formação do óvulo pelo ovário. Quando a mulher toma a referida pílula pelo período indicado (que são 21 dias), não ocorre a menstruação.

O que acontece com o corpo quando tomamos anticoncepcional?

O principal papel dos hormônios liberados pela pílula anticoncepcional é inibir a ovulação. Por conta disso a mulher não entra no período fértil e, como consequência, não corre o risco de engravidar. E não é só isso: o anticoncepcional também age impedindo a dilatação do colo do útero.

Quais os anticoncepcionais com menos efeitos colaterais?

O Adoless é um que possui baixa taxa de hormônio, mas mesmo assim há várias contraindicações, inclusive para mulheres que têm histórico de câncer. Apesar da Adoless ser considerada uma pílula anticoncepcional de menor risco por causa da baixa dosagem de hormônio, não é indicado consumi-la por conta própria.