A aminofilina está indicada para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica aguda ou o broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema pulmonar.
A injeção de aminofilina pode ser administrada lentamente por VIA INTRAVENOSA ou diluída com solução isotônica de glicose a 5% ou cloreto de sódio 0,9% também em infusão lenta, podendo ser conservada por um período máximo de 24 horas após a diluição. As doses terapêuticas são muitas vezes próximas das doses tóxicas.
Reações adversas e efeitos colaterais do Aminofilina Em um nível sérico entre 20-25mcg/mL, as reações adversas geralmente experimentadas foram náuseas, vômitos, diarreia, dores de cabeça e insônia.
Aminofilina injetável: 1 a 2 ampolas por via intravenosa ou 1 a 2 ampolas por via intramuscular, 2 vezes por semana, ate 2 vezes ao dia. A fim de evitar reações indesejáveis, a aplicação intravenosa deve ser efetuada lentamente 3 a 5 minutos. A injeção intramuscular deve ser aplicada na região glútea profundamente.
Este medicamento pode ser encontrado nas farmácias com os nomes de Minoton, Asmapen, Asmofilin, Pulmodilat, Unifilin e tem de ser comprado em farmácias com prescrição médica.
Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à aminofilina:
BRICANYL deve ser administrado por via oral, devendo ser tomado de preferência no mesmo horário.
A aminofilina anidra contém aproximadamente 86% de teofilina anidra. A aminofilina di-hidratada contém aproximadamente 79% de teofilina anidra. Doses para adultos: broncodilatador, ataque agudo, 5 a 6 mg/kg. Manutenção: 4 mg/kg cada 6 horas.
Este medicamento é destinado ao tratamento de condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores (diminuição da atividade de defesa do organismo) dos corticosteroides (classe medicamentosa da dexametasona) são desejados, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, ...
A dopamina é um neurotransmissor que atua em diversas regiões do cérebro. Sua ação influencia as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção. Além disso, a dopamina atua controlando o sistema motor, e a sua deficiência pode afetar os movimentos.
Em contrapartida, uma alimentação rica em açúcar e cafeína, diminui os níveis de dopamina, pois ambos alimentos atuam de modo negativo e inibitório a liberação desse hormônio.
A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas, como:
Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.
E a quantidade de serotonina presente, num dado momento, no sangue, não reflete a quantidade de serotonina no cérebro. Simplesmente não adianta medir a dosagem de serotonina no sangue na tentativa de inferir a quantidade de serotonina no cérebro.
Não há exames específicos para detectar a depressão. Mas um exame de sangue, por exemplo, pode apontar doenças com sintomas parecidos com a depressão, como o hipotireodismo.
O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e realização de um exame do estado mental. Não existe exames laboratoriais específicos para diagnosticar depressão.