Bata bastante, até o creme ficar mais branquinho. Depois, ponha a mistura do ovo na panela do leite e coloque tudo pra cozinhar em banho-maria. Nessa parte você quer só que o açúcar dissolva bem, porque se a mistura passa de uma certa temperatura ela talha (se isso acontecer tem que por no liquidificador).
Crème brûlée pronto, mas faltou o maçarico para tostar aquela deliciosa crosta de açúcar? Não se desespere. Ensinamos um truque fácil e possível de fazer em qualquer cozinha, utilizando um talher. Dê o play nessa dica espertíssima de Casa e Comida!
Usa-lo é muito fácil! Carregue o maçarico com o gás e espere alguns minutos antes de ligar. Depois de testar o alcance da chama, prepare o alimento que será queimado e mire o maçarico na direção exata do que será caramelizado. Com o alimento em foco, ligue o maçarico.
Preparação. Corte a peça de prima donna em pequenos cubos. Usando um maçarico culinário, aqueça os cubos por cerca de 15 segundos (não os derreta ainda). Espalhe o açúcar por cima em quantidade da sua preferência,( mas normalmente uma colher de sopa bem cheia será sufuciente).
Só gratine diretamente com o maçarico caso o preparo passe do ponto se ficar muito tempo assando. Regule a chama de acordo com a intensidade desejada, mas mantenha-a sempre azul. A chama amarela gasta gás e pode deixar sabor residual. O gás para o maçarico é comprado à parte em cilindros descartáveis.
Onde usar o maçarico culinário
O maçarico funciona criando uma chama potente e direcionada através de seu bico, que permite cortar, fundir ou aquecer os materiais, a fim de ter uma forma que, quando resfriada, seja resistente e permaneça dentro da moldagem. Pode ser usada também em materiais derivados do plástico.
O maçarico nos proporciona finalizações bem legais em alguns alimentos. Dependendo da potência, é capaz de pururucar uma pele como na foto acima. E quem não gosta daquele acabamento queimadinho em algumas sobremesas como do creme bruleé ou do chantilly de algumas tortinhas? Hum...
Maçarico Ntk Ikon A temperatura deste maçarico pode ser variável entre impressionantes 800 e 1.
Os melhores maçaricos culinários: Nossos favoritos
A combustão inicial do gás acetileno aquece o aço até um estado de derretimento. Com a adição de um jato pressurizado de oxigênio, o maçarico incendeia o metal para queimar pelo entalhe do seu corte. O aço e o aço-carbono são os únicos materiais para os quais se utiliza esse método de corte.
Abrir meia volta a válvula de acetileno do maçarico; Acender a chama; Ajustar a vazão do acetileno ate obter uma chama sem fuligem evitando o seu deslocamento; Abrir lentamente a válvula do oxigênio até obter a chama desejada.
O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição.
Retrocesso Total No pior dos casos, se não houver um dispositivo bloqueador de retrocesso instalado no maçarico, a chama pode seguir pelas mangueiras e continuar pelo interior do regulador, penetrando no cilindro de gás, com graves consequências.
Instale a válvula corta-fogo VCF-MO (maçarico-oxigênio) na mangueira de oxigênio. Utilize a chave de boca de 11/16'' para girar a porca do niple no sentido horário e a chave de 3/4'' para fixar o corpo da válvula, impedindo que a mesma gire ao apertar; 3.
Para ligar um maçarico profissional, especialmente soldadores devem usar EPI, como luvas, avental e, o mais importante, óculos ou máscaras que cubram o rosto e tenham lentes polarizadas (devido ao brilho intenso da chama). Mantenha um ambiente de trabalho organizado e ventilado para caso de um incêndio.
A chama neutra ou normal é a chama de maior utilização para o processo de soldagem oxicombustível. Esta chama é resultante da mistura de acetileno e oxigênio em partes iguais, daí a origem do nome de neutra; apresenta duas zonas bem definidas, que são o cone e o envoltório.
Os agentes químicos envolvidos no uso da solda oxiacetileno ameaçam diretamente o sistema respiratório e a pele dos operadores. O grande risco está na inalação dos gases, dos metais e do chamado “fumos de solda”, o pó tóxico resultante da brasagem. Há ainda a exposição à radiação infravermelha e ultravioleta.
No corte a quente, há dois processos principais: oxicombustível, com maçarico, e o corte a plasma. O maçarico aquece e tem chama, no entanto, ao contrário do que pode parecer, não é a chama em si que faz o corte, mas ela dispara uma reação química que aquece o material e o funde, realizando a separação.
A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor?
O teste de chama consiste em levar diferentes amostras de sais ao fogo, para que, por meio da coloração das chamas, seja possível identificar o elemento presente em cada composto. ... Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
Quando um átomo recebe energia(e isso pode ser feito através do aumento de temperatura, é para isso que serve a chama) ele salta para uma órbita mais energética, e quando o fornecimento de energia é interrompido, ele volta para a órbita anterior, liberando energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz).
Porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente. A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. ... Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas.