A drenagem venosa do coração é governada primariamente pelo seio coronário, com auxílio secundário das veias cardíacas anteriores, que entram diretamente no átrio direito, e das veias cardíacas menores, que se abrem diretamente no interior das câmaras cardíacas.
Na circulação coronária, a artéria descendente anterior esquerda é uma ramificação da artéria coronária esquerda.
Designam-se de veias coronárias os vasos sanguíneos que levam o sangue do músculo cardíaco (miocárdio) de volta às cavidades do coração (neste caso, em direcção ao átrio direito). As veias coronárias recolhem o sangue transportado e distribuído pelo miocárdio pelas artérias coronárias e arteríolas capilares sanguíneos.
A nutrição do coração é feita através da circulação sanguínea, pois o coração possui vasos que são responsáveis por sua irrigação, são os vasos coronários, que são artérias, temos também os capilares que estão presentes nas superfícies de trocas entre as células.
As artérias emitem ramos terminais e colaterais. Os ramos terminais são quando a artéria ou tronco principal dá ramos e deixa de existir por causa da divisão (bifurcação). É o caso da artéria braquial que ao nível do cotovelo se bifurca em outras duas, a. radial e a.
A artéria coronária esquerda, deixa a aorta acima da semilunar esquerda da válvula aórtica. Tipicamente corre cerca de 1 a 25 mm e então se bifurca entre artéria descendente anterior e artéria circunflexa esquerda.
A artéria circunflexa, originando-se do seio coronariano direito ou da artéria coronária direita com um trajeto retroaórtico ou pelo sulco atrioventricular posterior, é a anomalia congênita da artéria coronária mais frequente1.
A coronária direita faz a irrigação do átrio e ventrículo direitos, da porção posterior do septo interventricular, dos nós sinusal e atrioventricular e, ainda, de parte da parede posterior do ventrículo esquerdo.
Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração. O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões.
As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.