Durante tempos remotos, as pessoas criavam lã à mão com um fuso (uma ferramenta com peso usada para fiar as fibras, formando a lã) e uma roca (um pino usado para enrolar e armazenar a lã). Estes dois dispositivos permitiam que alguém fabricasse lã para tecer e tricotar as roupas de uma família.
Em 1764, James Hargreaves, inventou a maquina de fiar que consistia em uma quantidade de fusos dispostos verticalmente e movidos por uma roda, além de uma gancho que segurava diversos novelos. Em 1769, Richard Arkwright, desenvolveu uma máquina que se associava à máquina a vapor.
James Hargreaves
Tear hidráulico era movido pela água sob pressão. Tear mecânico é que sua força vem de outras formas de movimento. E manual é os que utilizam a força humana.
A máquina, denominada “water-frame” (bastidor original de fiação de algodão movido à água), era formada por três conjuntos de cilindros emparelhados, com velocidades diferentes, que produziam fios de excelente qualidade. Era movido através da propulsão mecânica de uma corrente de água que acionava as pás de uma roda.
Ela se popularizou na Inglaterra por possuir mais de um carretel de fio, o que fazia com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, reduzindo também os custos da produção de tecido.
Resposta: Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
A Spinning-Jenny e a Water-Frame, ainda movidas à força motriz das águas de um rio próximo, foram importantes pois marcaram o início da Revolução Industrial, permitindo, pela primeira vez, a mudança da manufatura para a maquinofatura.
Trata-se das primeiras máquinas a vapor? Se sim,a importância delas trouxe aumento da facilidade da fabricação de mercadorias industrializadas,aumento das quantidade dos produtos em menos tempo,aceleração do transporte e os meios de comunicação, tornando a vida um pouco mais vantajosa.
Como um dos maiores objetivos das empresas que estão no mercado é ter uma produtividade maior e um custo menor. Para isso, máquinas irão acelerar o processo de produção, havendo assim, uma maior produtividade e padronização do produto. Assim, vemos que o desenvolvimento de máquinas é algo muito importante.
Definição de Spinning Jenny A mecha era colocada sobre uma roda de fiar para ser torcida com mais força na linha, que se acumulava no fuso do dispositivo. A jenny giratória original tinha oito fusos lado a lado, fazendo a linha de oito mechas em frente a eles.
James Hargreaves
A máquina de fiar hidráulica (em inglês: spinning jenny) é um quadro de fiação multi-fuso e foi um dos principais desenvolvimentos na industrialização do tecido durante a Revolução Industrial inicial. Foi inventado em 1764 por James Hargreaves em Stanhill, Oswaldtwistle, Lancashire, na Inglaterra.
ludismo
Explicação: Na Revolução Industrial, a mão de obra começou a ser substituída por máquinas, equipamentos, invenções, etc. Assim, foi também nesse período que a tecnologia começou a ter papel crucial nas formas de produção, fazendo com que surgissem, consequentemente, as grandes indústrias.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase foram:
As primeiras invenções da primeira revolução industrial foram o motor à vapor, com o dínamo, a locomotiva e a descoberta da luz elétrica.
Inventos da Segunda Revolução Industrial invenção da lâmpada incandescente; surgimento e avanço dos meios de transporte (ampliação das ferrovias seguida das invenções do automóvel e do avião; invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
Steve Jobs estava certo ao dizer que “A tecnologia move o mundo”....Continue lendo e confira!
Invenções da Segunda Revolução Industrial
A Segunda Revolução Industrial foi a continuação do processo de revolução na indústria, por meio da melhoria de técnicas, da criação de máquinas e de novos meios de produção. ... Sendo assim, não se pode considerar que houve rupturas ao longo da Revolução Industrial, mas sim o alcance de novos níveis de industrialização.
Quais os produtos a seguir passaram a ser fabricados no período da Segunda Revolução Industrial ( )automóveis. ( )tecido de algodão. ( )sabão industrializadas. ( )livros impressos.
Diferenças Na Primeira Revolução Industrial aconteceu uma ruptura, saindo do processo de manufatura para o de maquinofatura. Já a Segunda Revolução Industrial foi uma revolução de continuidade, em que foram aprimoradas as técnicas e a tecnologias existentes.
petróleo
Como já sabemos, a segunda revolução industrial teve início na Inglaterra e se alastrou posteriormente para Europa, Estados Unidos e Japão. Os países europeus que se destacaram na industrialização foram Alemanha e França.