As três formas de relevo predominantes no Brasil são:
Formas litorâneas de relevo
Litoral Norte: formado por sedimentos recentes, havendo o predomínio de restingas, lagunas e mangues; Litoral Nordeste: nele se localizam belas praias e dunas, além de alguns importantes portos comerciais; ... Litoral Sul: formado por costas baixas e arenosas, além de extensas lagoas no Rio Grande do Sul.
Formas de relevo litorâneo: baías, restingas, golfos, lagunas, praias, penínsulas, falésias, enseadas, cabos, fiordes, arquipélagos e foz em delta. Baías: forma de acidente geográfico no qual o mar adentra a costa e forma uma extensão de água com formato côncavo, rodeada de terra por todos os lados, menos um.
Falésia, arriba ou costa alta é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical. Geralmente estes termos referem-se a formações litorâneas, mas também podem ser consideradas aquelas encontradas em montanhas, falhas e margens de rios.
Planaltos podem ser formados por um grande número de processos, incluindo, emersão de magma, dispersão de magma, e erosão por água ou derretimento de geladeiras. O magma emerge do manto causando a elevação do terreno, desta forma, largas rochas são elevadas.
Da morfologia litorânea podemos destacar: Barra – saída de um rio, canal ou lagoa para o mar aberto, onde ocorre intensa sedimentação e formação de bancos de areia ou outros detritos. Saco, baía e golfo – assemelham-se a uma ferradura ou arco quase fechado que se comunica com o oceano.
Restingas. As restingas são um tipo de vegetação rasteira, que se adapta ao solo arenoso e rico em sal das planícies do litoral.
O relevo submarino é aquele que está localizado abaixo dos oceanos e mares, ou seja, está coberto por águas. ... ja a morfologia litoranes Estuda a zona de contato entre o continente e o oceano,que é o litoral,onde também se observa a ação dos agentes climáticos.
Sem falar que a Decumbens é a melhor gramínea para encosta de morro, para você plantar em áreas sujeitas a erosão, área de declividade. Ela fecha e protege muito bem o terreno. Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.