Anatomia. Anatomicamente, o piriforme é um músculo que está localizado próximo ao nervo ciático, ele se encontra na região posterior e profunda do quadril e é coberto pelos músculos glúteos. Sua origem está na superfície anterior do sacro e se insere no trocânter maior (lateralmente ao quadril).
O piriforme é um músculo da região do quadril, localizado numa área profunda da nádega. É responsável pela estabilização da pelve e por movimentos rotacionais da coxa. “Trata- se de uma condição neuromuscular que afeta o nervo ciático e causa dor intensa no quadril e na região das nádegas.
Segundo o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor da UFRJ, a Síndrome do Piriforme tem tratamento e raramente é preciso optar pela cirurgia. “O piriforme é um músculo que está localizado na região do quadril.
Compressão do nervo ciático – Síndrome do piriforme A principal causa de dor glútea é a compressão do nervo ciático. Este nervo pode ser comprimido por estruturas ósseas, vasculares, cicatrizes ou músculos e tendões. A causa mais comum é anormalidade no músculo piriforme, presente em 15 % da população.
Esta dor por ser causada por hérnia de disco, artrose ou traumas na coluna, ou pela Síndrome do Piriforme, nosso assunto de hoje. A Síndrome do Piriforme ocorre quando o nervo ciático é comprimido por um pequeno músculo da região glútea, chamado piriforme.
Se acha que pode estar com uma inflamação do nervo ciático, selecione os seus sintomas e saiba quais as suas chances:
A dor ciática é uma inflamação ou irritação do nervo mais longo do nosso corpo, o nervo ciático. Ele também é muito volumoso, podendo ter a espessura de um dedo. Quando essa estrutura neurológica é afetada, a dor pode se estender da região lombo-sacra até o pé, passando por glúteo, coxa e lateral da perna.
Este nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé. Ele é o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa e os músculos e sensibilidade das pernas. A dor pode acontecer em qualquer parte do nervo ciático.
Dores no ciático afetam a vida de grande parte da população Parece ser algo muito lógico para quem é da área, mas para muitas pessoas, que sentem dor numa das pernas, a ideia é que o nervo ciático tem só de um lado, do lado que dói.
Lesão no nervo ciático pode causar problemas motores nos pés Com a lesão, o nervo ciático deixa de receber oxigênio e pode perder a função. A perna fica sem força e o pé cai.
O ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado por quatro raízes nervosas que nascem na coluna vertebral, se unem na parte posterior do glúteo e, daí, desce pelas partes posteriores das coxas, dos joelhos, até a ponta dos pés.