Apresentação refere-se à parte do corpo do feto que sai primeiro pelo canal vaginal (chamada de parte de apresentação). Em geral, a cabeça fica na frente, mas às vezes às nádegas ou os ombros estão na frente.
7 sinais de que o bebê está a caminho
O feto é impulsionado para fora do canal de parto por meio das contrações uterinas e da resistência perineal, quando esta resistência é vencida, a cabeça fetal faz um movimento de extensão, exteriorizando o bregma, a fronte, o nariz e o mento.
Neste período é fundamental avaliar o tônus e o volume do útero, a qual deve ser realizada por meio da palpação abdominal, com leve expressão/compressão do fundo uterino, que deve estar na altura o abaixo da cicatriz umbilical.
Atualmente, sabe-se que a doença é uma forma de infecção generalisada, que começa no útero e se espalha por todo o corpo, causada por estreptococos. A causa inicial da infecção é a entrada de germes por meio de mãos sujas, instrumentos cirúrgicos, contato com roupas sujas, etc.
A causa mais frequente é a endometrite, que, se não tratada evolui para endomiometrite e parametrite e pode complicar-se com necrose miometrial, fleimão ou abcesso pélvico. Clinicamente manifesta-se por febre, mal estar geral e anorexia, dor pélvica, útero mal involuído, lóquios aumentados e com cheiro fétido.
A presença de febre e dor abdominal de forte intensidade após um parto cesárea sempre obriga o médico a pensar em uma infecção pós operatória. A cesárea aumenta em 20 vezes o risco de infecção. Existem diversas causas de febre no pos-parto, desde infecções puerperais até a simples apojadura ou descida do leite.
FEBRE PÓS-PARTO Temperatura corporal de 38° C ou mais, que surge após 24 horas pós-parto até o 10º dia, por 02 ou mais dias; • Considerado um provável sinal de infecção e deve ser investigada; Febre > 38,5°C nas primeiras 24h associado à hipotensão arterial pode ser causada por infecção por Estreptococos A e B.
Resumo: Ignác Semmelweis (1818–1865), médico húngaro, propôs uma hipótese para a explicação da causa de uma antiga doença: a febre puerperal. Para Semmelweis, a causa da febre puerperal era o que ele denominava de “matéria cadavérica”, transmitida pelas mãos dos médicos para as pacientes.
Semmelweis observou que a febre puerperal só acometia mulheres que davam à luz em ambiente hospitalar e não as que tinham seus bebês em casa. ... O resultado obtido por esta experiência foi que a doença não se manifestou em nenhuma mulher atendida por médico higienizado, comprovando, na época, a hipótese como verdadeira.
Que considerações de Semmelweis sobre a febre puerperal remetem aos tempos de Hipócrates? a) Tabulou o número de mortes de parturientes em cada enfermaria. b) Considerou a posição das camas voltadas para o norte e, mais expostas ao frio, como uma causa da doença.
as primeiras hipotese foram a da mudança atmosferica(clima),depois eles acharam q era por causa da posição com que as gravidas tinhas seus bebes,tambem acharam q era causada pelo medo das parturientes,por fim eles descobriram q era causada por bacterias reduzindo os cazos almentando a higienização dos medicos e ...