A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c., os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
Alquimia é na verdade a química, é uma teoria da qual estudavam os elementos essências: Terra, fogo, ar e água. O alquimistas faziam misturas de substâncias químicas e elementos medicinais com magia e astronomia. Eles buscavam a pedra filosofal, a qual poderia transformar qualquer coisa em ouro.
A química está presente em nosso cotidiano, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos....No estudo da química dos alimentos, podemos dividir as substâncias em:
A embalagem que fica em contato direto com o remédio deve ser destinada para a incineração, enquanto a embalagem externa, normalmente feita de papel, deve ir para a reciclagem. O destino da bula também é a reciclagem.
Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.
Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos.