A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.
A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
Também chamado de Literatura dos Jesuítas, a literatura de catequese corresponde a segunda fase do movimento literário quinhentista. Ou seja, foi o período de 1500, com o descobrimento do Brasil, que se deu início aos escritos e textos da literatura brasileira.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.
Ademais, existem cinco funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
O texto para ser considerado literário precisa ter uma elaboração peculiar e especial ao referir-se aos fatos presentes no texto. ... Geralmente, o texto embasado nesses fatores revela emoção, pessoalidade e é detentor de simbologia, arte e beleza que transcendem às palavras no papel.
Os textos não-literários, por sua vez, apresentam essencialmente a função utilitária e referencial, objetivando fornecer informações ao leitor. Faz uso de linguagem mais clara e denotativa, com objetividade na transmissão das informações que pretende passar.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
Características dos textos não literários Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto. Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.
Resposta. Resposta: Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Os textos não literários que procuram informar sobre determinado assunto de modo claro e objetivo, sem grandes preocupações estéticas. Há certa predominância da função referencial e da linguagem denotativa.
Confira 10 dicas que podem ajudar você.
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos: