O sistema reprodutor feminino é formado pelos ovários, trompas de falópio, útero, vagina e vulva. No entanto, os livros abordam só esses órgãos: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.
São considerados meios de fixação: — O ligamento suspensor ou infundibulo- pélvico estende-se da parede pélvica até ao bordo aderente do ovário, é acompa- nhado pelos vasos ováricos que entram na pélvis menor junto da bifurcação da artéria ilíaca comum, um pouco por fora do uréter.
Os ovários têm como função produzir gametas (células reprodutivas, ou também óvulos) e diversos hormônios sexuais como o estrógeno e a progesterona. Essas duas funções são chamadas também de ovogênese e esteroidogênese.
Geralmente os ovários possuem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1cm de espessura. O ovário possui duas zonas distintas principais: o córtex e a medula. Na região do córtex, é possível observar os folículos em diferentes estágios de desenvolvimento.
A dor na ovulação acontece cerca de 14 dias antes da menstruação, que é quando o óvulo é liberado pelo ovário, e pode causar uma cólica leve a moderada do lado esquerdo ou do lado direito, dependendo do ovário onde está ocorrendo a ovulação, e embora seja raro, pode ocorrer também nos dois lados ao mesmo tempo.
Anatomia dos ovários Eles estão localizados nas proximidades de parede pélvica lateral em cada lado do útero. Nos ovários são distinguidas duas regiões: Córtex: Onde estão os folículos ovarianos em diferentes fases de desenvolvimento.
Os principais sintomas são dor na parte inferior da barriga e ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual; febre, enjoos e vômitos e dificuldade para engravidar. A inflamação aguda ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários.
A cada 28 em média, um dos ovários produz um ovócito, que se fecundado por um espermatozóide dará origem a um embrião humano. A hipófise, glândula localizada na base do cérebro, produz dois hormônios, o LH e o FSH, que estimulam o crescimento e a liberação de um ovócito (célula germinativa feminina) do ovário.
Torção do cisto no ovário Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.
8 sintomas do cisto no ovário
Os cistos no ovário impedem a gravidez. Mito. É muito raro um cisto ovariano causar infertilidade, mas ele pode dificultar a concepção devido às alterações hormonais que provoca. É recomendável que a mulher faça o acompanhamento do cisto ovariano antes de tentar engravidar.
O cisto ovariano não pode positivar o exame de gravidez ou BHCG. No entanto, a presença do atraso menstrual, o BHCG positivo e a presença de massa anexial (cisto no ovário), sem imagem de gravidez dentro do útero, obriga o médico a pensar em gravidez ectópica. Converse com o seu médico.
Os cistos de ovário podem ser encontrados em uma a cada quatro mulheres. Eles não causam infertilidade, no entanto podem causar dificuldades para engravidar. Isso acontece porque os cistos de ovário podem provocar alterações hormonais, disfunções no processo ovulatório e irregularidade ou ausência de menstruação.
Geralmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho pode variar e normalmente regride entre 4 a 8 semanas. - Cisto de corpo lúteo: pode surgir após a ovulação (e nesse caso não atrasaria a menstruação) e, normalmente, desaparece sem tratamento.
O cisto folicular não atrasa a menstruação e não provoca exame de BHCG falso positivo. Mas se você está grávida, essa imagem ao ultrassom não deve ser um cisto folicular.
O diagnóstico da Síndrome do Ovário Policístico é realizado por meio do exame clínico, da ultrassonografia ginecológica e de exames laboratoriais. Durante o ultrassom, a doença é detectada pelo aparecimento de muitos folículos ao mesmo tempo na superfície de cada ovário.
Muitas vezes os 2 profissionais trabalham em conjunto. O ginecologista foca mais na questão menstrual e infertilidade, enquanto o endocrinologista vai te ajudar mais no equilíbrio hormonal e sintomas associados.
A Síndrome dos ovários policísticos ou SOP, como é chamada, pode sim causar dores pois os ovários ficam aumentados podendo causar desconforto em algumas pacientes. De certo modo considera bom os ovários policísticos para realização da Fertilização In Vitro.
Os principais exames são: Ultrassom transvaginal. Ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Ressonância magnética.
Como descobrir se tenho Endometriose?
A menstruação é o desprendimento do endométrio, camada interna do útero, que se modifica todos os meses e no final do ciclo descama, caso não tenha acontecido a fecundação.
A endometriose pode fazer a região lombar ficar realmente dolorida quando ocorre a presença do endométrio na junção do útero ao osso sacro, localizado na curvatura entre o bumbum e as costas. Essa circunstância gera uma inflamação dos nervos da região útero sacral.