Segundo a Bíblia, quando os hebreus deixaram o Egito, o faraó mudou de ideia e enviou 600 bigas para perseguir os escravos. ... O texto bíblico diz ainda que Deus guiou os hebreus em sua jornada com uma coluna de fumaça durante o dia e de fogo à noite.
Pesquisadores que trabalham em atividades arqueologicas na região do oriente medio , notificaram que fizeram uma descoberta incrivel ; Divulgada na ultima edição do Science Planet , tudo indica que foram encontrados no fundo do Mar Vermelho uma grande quantidade de ossos humanos datados do século 14 antes de Cristo.
Vendo o povo hebreu “encurralado” entre o exército do faraó Ramsés II e o Mar Vermelho, Moisés estende seu cajado sobre a imensidão azul, enquanto Deus traz um grande vento oriental. Então, as águas se dividem e os israelitas fazem a passagem em terra seca.
Depois, preencheram o modelo com água e fizeram vento soprar. De acordo com seus cálculos, um vento de 100 km/h soprando durante 12 horas teria sido capaz de empurrar a água em até dois metros de profundidade por cerca de quatro horas - tempo suficiente para que Moisés e seu povo atravessassem para a liberdade.
Bom, de acordo com a com a Bíblia Cristã quem atravessou o Mar Vermelho foi Moisés e o seu povo. Isso aconteceu porque Moisés queria libertar os hebreus de serem escravos dos egípcios, até conseguirem esse feito Deus acabou lançando as Sete Pragas dos Egito e foi apenas na última que o Faraó acabou liberando o povo.
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.
De acordo com a tradição rabínica, Daniel e outros príncipes judeus foram castrados por ordens do rei babilônico, com o objetivo de desencorajar lideranças e frustrar o sentimento de independência em meio ao povo dominado.
Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio....Questão 4
Período Pré-Exílico
De acordo com o Antigo Testamento, Manassés, rei de Judá, teria feito o que é mau aos olhos de Deus, e por causa de suas obras, todo o Reino de Judá estava condenado ao exílio e à escravidão.
Origens de Israel. Na Bíblia hebraica, o Livro do Gênesis menciona Jacó, um dos filhos de Isaque, filho de Abraão, que teria seu nome, conforme a Gênesis, mudado por Deus para Israel, e que teve doze filhos, que geraram doze tribos conhecidas como os "filhos de Israel". Judá é o quarto dos filhos de Israel.
A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu. Durante o longo período de dispersão, o povo judeu nunca cortou nem esqueceu sua conexão com a Terra. ... Após o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida dois mil anos antes, foi renovada.
Terra de Israel (do hebraico ארץ ישראל Eretz Yisrael) é a região que, segundo o Tanakh, a Bíblia judaica, foi prometida por Deus aos descendentes de Abraão através do seu filho Isaac e aos hebreus, descendentes de Jacó, neto de Abraão.
O nome "Israel" nasceu, pois, de uma benção. "Jacó" deriva da raiz "Kov", que significa "agarrar pelo calcanhar", "enganar", "conter", "ficar" ou "suplantar". Jacó foi chamado assim porque saiu do ventre da mãe segurando o calcanhar do irmão gêmeo Esaú, que nascera primeiro.