Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.
O hp (horse-power em inglês) é uma unidade de origem inglesa. Fora dos países de língua inglesa, criou-se a unidade de medida cv (cavalo-vapor), porém não são iguais. 1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W.
Potência do motor é medida em cv, hp e kW A potência dos motores tem três parâmetros de medida principais no Brasil: cavalos-vapor, ou cavalos (cv), "horse-power" (hp) e quilowatts (kW). Quanto maior a potência de um veículo, maior será a diferença entre cv e hp. Um exemplo é a Ferrari 550 Maranello, de 357 kW.
Usando a fórmula (V × I × Eff)/746 = HP, determine a força-cavalo do motor elétrico. Multiplique voltagem, corrente e eficiência em conjunto e divida o resultado por 746. Por exemplo, uma força-cavalo de um motor de 230 v puxando 4 ampères com uma eficiência de 82% resultaria em 1 força-cavalo.
Para calcular a potência de um motor, basta calcular a quantidade de trabalho que este é capaz de fornecer num tempo de 1 segundo. Esta quantidade de trabalho é obtida em joules por segundo e será convertida em KW u CV, conforme a equivalência dessas unidades.
Para simular o cálculo do torque de um motor elétrico, imagine que você tenha um motor com capacidade de produzir uma força de 200N, aplicada a uma distância de 0,5m do eixo de rotação, no sentido anti-horário. Substituindo os valores na fórmula (T = F x d), o torque produzido por essa força é igual a +100 N.m.
Chamamos de eficiência da máquina à razão do trabalho efetuado (Τ) pelo calor da fonte quente Q1. Partindo do princípio da conservação da energia, podemos substituir o valor do trabalho (Τ) por Q1 – Q2 na expressão da eficiência.
Claro que conhecendo a v/1000 pode-se saber a rotação do motor numa dada marcha a uma dada velocidade. Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.
Já a potência, medida em cavalo-vapor (ou kW ou hp), representa o torque multiplicado pelas rotações do motor, exprimida em rotações por minuto (rpm), uma medida que existe em função do tempo (o minuto). ... A propósito, o ideal é manter as rotações do motor dentro desta faixa de giro, como já explicamos.
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.
A unidade de medida, não padronizada pelo SI, é o rpm (rotações por minuto). Na prática, muitas vezes é utilizado o rpm. Tendo em conta que Δφ é igual a 2π e Δt é igual a T, podemos resumir essa fórmula a: ω = 2π / T.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f. Escreva a sua resposta. Ao completar o passo anterior, você terá completado o cálculo da frequência da onda. Escreva a sua resposta em Hertz, Hz, que é a unidade usada para frequência.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
Para calcular a velocidade de uma onda, aplica-se a seguinte fórmula: V = x 1, ou seja, velocidade igual a frequência vezes o comprimento da onda. Por exemplo: A frequência de uma onda que se propaga no ar é de 80 vibrações por segundo, e seu comprimento é de 2m.
As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagnético existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, o raio ultravioleta e o raio X.
Como frequência e comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais, fica evidente que a cor violeta que tem a maior frequência tem o menor comprimento de onda em relação à cor vermelha que tem menor frequência e, portanto, maior comprimento de onda.
As ondas de rádio têm os maiores comprimentos de onda do espectro eletromagnético, estendendo-se entre 1 mm (10-3 m) até 100 km.
Quanto maior o comprimento da onda, menor é a sua energia.
A vantagem do uso das ondas de rádio para a comunicação deve-se à grande velocidade de propagação, diversas bandas de transmissão disponíveis, baixa perda de intensidade dos sinais entre a fonte emissora e o receptor, e difração para obstáculos de diversos tamanhos, dado que seu comprimento de onda varia de poucos ...
λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética; f = frequência da onda 1/s = Hz. em que: v = velocidade da onda....Cor.
A importância das ondas eletromagnéticas na nossa vida é indiscutível. Elas estão presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno de microondas e em mais uma grande gama de exemplos.
As ondas eletromagnéticas também são encontradas em equipamentos de diagnóstico na medicina, como nos aparelhos de raio-X. "O raio-X também faz parte do espectro eletromagnético. ... Na medicina nuclear, ele é usado para atingir células cancerígenas, quando a gente vai fazer um tratamento de radioterapia", diz.
Velocidade da onda A velocidade de uma onda também está relacionada com as propriedades do meio. As propriedades de massa e elasticidade do meio determinam a velocidade com a qual a onda pode se propagar.