A reportagem é um gênero textual jornalístico não literário veiculado nos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. ... Assim, uma reportagem é expositiva e informativa, pois tem o propósito de expor informações sobre um determinado assunto para informar o leitor.
No restante da página, normalmente abaixo do cabeçalho se encontram as fotografias com o crédito do fotógrafo e a legenda; a manchete, que é o destaque dado à matéria principal da capa, possui o título em letras maiores, se sobrepondo às outras informações da página.
Uma manchete (do francês manchette) é um título de uma notícia geralmente mais popular ou importante num jornal ou revista, escrito com letras grandes e, muitas vezes, na primeira página antes do titulo (no caso do jornal).
* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida. * O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.
A capa de jornal é um gênero que tem como propósitos funcionar como um sumário do conteúdo da edição e como uma vitrine para atrair e seduzir o leitor à compra.
Como criar uma capa de revista
O editor do jornal constrói a “primeira página” como representação de uma encenação de linguagem, com a intenção de atrair o leitor e “vender o jornal”. Isso envolve decisões e escolhas de vários tipos.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.
Título auxiliar – Como bem retrata a própria nomenclatura, trata-se de um complemento do título principal, proporcionando um maior interesse por parte do interlocutor.
Agora vamos expor algumas técnicas para a criação dos títulos.