crossorigin="anonymous">
Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Interação social: os membros do grupo interagem entre si. ... Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista, ...
O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
Os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem. ... Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
Ao longo da história nacional, os movimentos sociais de juventude contribuíram para a democratização da sociedade como também para as melhores condições de vida da população. ... Os jovens atuam junto à sociedade através de contextos culturais e da conjuntura política que se apresenta.
Os movimentos sociais geram uma pressão - inclusive educacional - sobre a sociedade vigente. A constituição, trajetória e luta dos movimentos, dos partidos, dos grupos, enfim, da classe, são educativos, educam pela ação e organização coletiva.
Movimentos sociais são ações organizadas pela sociedade civil. Suas ações ensejam conflitos sociais porque objetivam transformações sociais.