A "sistematização da assistência de enfermagem" (SAE) é uma ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado. Um dos grandes pilares da SAE é o "processo de enfermagem" (PE), um método que incorpora características da teoria de enfermagem utilizada pela instituição.
A SAE proporciona uma maior autonomia para o enfermeiro, um respaldo seguro através do registro, que garante a continuidade, complementaridade multiprofissional, além de promover uma aproximação enfermeiro – paciente, enfermeiro – equipe multiprofissional.
O enfermeiro assistencial é aquele que presta assistência direta aos pacientes, executando ações de enfermagem que estão prescritas ou que aparecem durante o plantão. ...
Assistir, em enfermagem, significa atender às necessidades do indivíduo incorporada nos 3 níveis de prevenção: primária, secundária e terciária, visando a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde.
Para manter o plano assistencial ajustado ao paciente, duas outras ações são necessárias: o registro e estudo da evolução do paciente e o prognósticode enfermagem. Com dados obtidos nessas duas ações complementar es, a enfermeira poderá modificar, quando indicado, o plano assistencial de enfermagem.
ROTINAS DE ENFERMAGEM: representam as instruções técnicas para execução de uma tarefa específica de assistência em enfermagem. Descrevem sistematicamente todos os passos para a realização de uma tarefa. Não descrevem procedimentos, pois estes serão discriminados nos POPs.
É um plano com orientações feito com o paciente e para o paciente, de acordo com as necessidades diagnosticadas. ... A partir daí, essa equipe, o paciente e o médico montam esse plano de cuidado individual, com metas a serem alcançadas, dicas e orientações para também contribuir no cuidado com a saúde.
Passo a passo para construir um diagnóstico de enfermagem
Cuidados de enfermagem ao paciente hipertenso
Evitar que as atividades sejam esporádicas e sem continuidade. Garantir que sejam diárias, ou semanais de acordo com a prática proposta. Por exemplo, aula de pintura às 5as feiras. Escolher atividades simples e que permitam a presença do idoso, no ambiente em que o cuidador ou familiar está.
Uma das formas é estabelecer um Planejamento de Cuidados de Enfermagem, que tem a finalidade de:
Estes serviços vão desde cuidados pessoais de suas atividades de vida diária (higiene íntima, alimentação, banho, locomoção e vestuário), cuidados com sua medicação e realização de curativos de ferimentos, cuidados com escaras e ostomias, até o uso de alta tecnologia hospitalar como nutrição enteral/parenteral, diálise ...
Rotina de idosos requer cuidados especiais
Por isso, é tão importante intensificar os cuidados com idosos, uma vez que eles garantem mais qualidade de vida para as pessoas com mais idade. Isso evita o agravamento de doenças pré-existentes ao mesmo tempo que previne acidentes, quedas e outras situações de risco para o idoso.
Saúde RJ - Atividade na terceira idade - Dica - Ambiente seguro e apropriado é o que os idosos precisam. Um chão antiderrapante que evite possíveis quedas, barras que sirvam de apoio no banheiro, degraus baixos.
A pessoa enfrenta a violência dos serviços públicos, a violência urbana e até a violência familiar”. A população brasileira está envelhecendo muito depressa e isso tem um custo pelo fato dos país não estar preparado, não ter políticas públicas adequadas para essa população específica.
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade, do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.