crossorigin="anonymous">
Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. ... População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita.
População ou universo estatístico representa o conjunto de elementos sobre o qual incide o estudo estatístico. Esse conjunto pode ser de pessoas, animais, resultados experimentais, que apresentam uma ou mais características em comum. ... A cada elemento da população nomeia-se Unidade Estatística.
Uma população é um conjunto de pessoas, itens ou eventos sobre os quais você quer fazer inferências. ... Este subconjunto de população é chamado de uma amostra. Uma amostra é um subconjunto de pessoas, itens ou eventos de uma população maior que você coleta e analisa para fazer inferências.
O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-se, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
Fases do método estatístico
Tópicos de metodologia de pesquisa estatística
– Levantamento: a pesquisa estatística de levantamento visa coletar dados de uma determinada população por meio da observação ou mensuração, sem haver manipulação. ... No estudo estatístico de levantamento há a possibilidade de fazer a coleta por amostragem. A amostragem é uma parte do objeto a ser estudado.
Os elementos fundamentais da estatística são: população: conjunto de objetos que possuem em comum uma característica que é denominada variável. As variáveis podem ser contadas ou medidas, a depender do tipo de variável; amostra: é um conjunto de objetos retirados de uma população para fins de estudo desta população.
o trabalho tem por objetivo aplicar conceitos de estatística à questões atuais. Cada aluno deverá escrever um artigo de, no máximo, 6 páginas sobre um tema que escolher (não poderá haver temas repetidos a não ser que me apresentem uma boa justificativa - como opiniões distintas).