Artefatos são defeitos no processamento do filme ou qualquer variação na densidade mamográfica não causada por atenuação real da mama (incluindo corpos estranhos e dispositivos médicos implantados)(2,6).
1.
A mamografia é um exame da mama feito em um aparelho chamado mamógrafo, com o objetivo de identificar alterações no tecido mamário. Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações.
Artefatos de movimentos Movimentos resultam em fantasmas ou borrões nos detalhes em imagens de RM. Dentre os movimentos, estão incluídos: movimentação do paciente, movimentos periódicos cardíacos e respiratórios, deglutição, ou fluxo do L.C.R.
> kV (tensão de tubo); > mA (estação de corrente); >t (tempo de exposição, que associado ao mA temos o mAs), >Dfri (distância fonte - receptor de imagens): na maioria dos casos, é igual a 1 metro; salvo exceções, essa distância pode ir até 1,8 metros (PA e Perfil de Tórax, por exemplo);
Os raios X são uma forma de radiação ionizante, possuindo energia suficiente para penetrar no tecido humano, interagindo com seus átomos. - Os raios X que não foram absorvidos são os responsáveis pela exposição do detector e, portanto, pela formação da imagem.
Estes quatro fatores primários de qualidade consistem em: DENSIDADE, CONTRASTE, DETALHE e DISTORÇÃO. A densidade do filme radiográfico é definida como a quantidade de escurecimento na radiografia processada. Quando se olha uma radiografia com alta densidade, menos luz é transmitida através da imagem.
Assim, temos em ordem crescente cinco densidades radiológicas básicas: ar, gordura, água, cálcio e metal.