É dividido em duas partes: o pé (ou base) e o braço. Platina: Lugar onde se coloca a lâmina (porta-objetos). Cabeçote: Contém o sistema de lentes oculares, podem ser monocular ou binocular. Revólver: Contém o sistema de lentes objetivas.
Tubo → parte que conecta a ocular às lentes objetivas. Estativa, braço ou coluna → parte que conecta o tubo à base do microscópio. Dispositivo macrométrico → estabelece um foco geral para a amostra analisada. Dispositivo micrométrico → estabelece um foco mais preciso e aumenta o detalhe da amostra analisada.
Resposta. Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.
Para isso, basta conhecer a posição e a altura do objeto. Objeto real: p > 0; objeto virtual: p < 0; imagem real: p' > 0; imagem virtual: p' < 0. Com as convenções adotadas, o foco principal tem abscissa positiva se o espelho é côncavo – foco real; e negativa para os espelhos convexos – foco virtual.
f → distancia focal do espelho; R→ raio de curvatura doe espelho; p → posição do objeto em relação ao vértice do espelho; p'→ posição da imagem em relação ao vértice do espelho.
f = Distância focal do espelho ( Vale a metade do raio de curvatura f=R/2). Uma observação a ser feita aqui é de que se o espelho fosse convexo tanto R como f assumiriam valores negativos, ok? A distância dada de 120 cm é a distância do objeto ao vértice do espelho, na fórmula é p.
Foco. Ponto que fica exatamente na metade da distância entre o centro de curvatura e o vértice. Essa distância é chamada de distância focal. ... No caso de um espelho convexo, o raio de luz diverge sendo o prolongamento desses raios que se encontram em um ponto atrás do espelho, chamado de foco virtual.