O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.
A redação dissertativa-argumentativa é um gênero textual que consiste na defesa de uma tese por meio de argumentos e explicações....Para simplificar, as três características básicas de uma redação desse gênero são:
Redação. A dissertação objetiva informa o leitor a respeito de um assunto. O texto dissertativo-argumentativo, por sua vez, objetiva convencer o leitor a acatar o posicionamento do autor.
Dissertar é escrever sobre alguma coisa. A dissertação se divide em 2: argumentação e exposição. Expor é escrever sobre algo apenas dizendo o que é. argumentar é escrever sobre algo, apresentando uma opinião e argumentos que a sustentem.
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. ... Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
O texto dissertativo-argumentativo é composto, como o próprio nome indica, pela mesclagem do gênero dissertativo e argumentativo. Isso significa que, nesse tipo de texto, o autor disserta sobre algum tema, — discorre sobre o assunto —, e argumenta em favor de um ponto de vista, — defende uma posição.
O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor utiliza argumentos, fatos e dados que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.
Partindo dessa ideia, cabe afirmar que em um texto dissertativo, você opta pelo uso da terceira pessoa do singular ou pela primeira do plural.
Leia o tema proposto – às vezes é dado um texto base sobre o assunto – e comece a fazer o esboço da redação. Escreva as ideias que surgirem em poucas palavras e sem muita crítica. Depois, faça uma avaliação e selecione o que pode ser usado para cada etapa do texto. Atenção para não fugir ao tema.
Me sentei em um banco , que ficava de frente para a cerca , me alonguei , e esperei o pelotão passar, foi então que comecei a correr com se tivesse as asas de PÉGASO nos meus pé . Em uma NARRATIVA em 3ª pessoa usamos o ELE ( 3ªpessoa do singular) ou ELES ( na 3ª pessoa do plural ).
Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo. Na redação expositiva, o escritor apresenta as informações sem a necessidade de convencer o leitor de algo. Normalmente, esse modelo é baseado em fatos inquestionáveis, como notícias que são veiculadas na mídia.
A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.
Redação. O texto dissertativo-argumentativo é um gênero textual típico de vestibulares e no qual se deve defender um ponto de vista com argumentos. ... No caso específico do Exame Nacional do Ensino Médio, exige-se, também, que se apresentem propostas de solução para os problemas levantados na argumentação.
Dicas para fazer uma boa argumentação
b) Indicar os objetivos, a finalidade e a justificativa do trabalho; c) Destacar os tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de exposição, exceto os resultados obtidos. que o leitor terá uma ideia geral da finalidade do seu projeto.
Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.