Quais os cuidados necessários no seu uso?
cateter e sonda são as mesmas coisas, existe a diferença entre as sondas a de foley por exemplo tambem conhecida como sonda de demora pode ficar por um período maior ,na técnica esta sonda é trocada após 72 h , na prática se não esta dando nenhuma obstrução ou sinal de infecção ela fica mais tempo podeendo chegar a 15 ...
Drenos são materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando sair fluidos ou ar que estão ali presentes, evitando o acumulo e removendo secreções normais ou patológicas. O termo sonda pode referir-se a diferentes tipos de instrumentos e ferramentas.
Os tipos de Dieta Enteral
Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte).
Formas de administrar a dieta enteral Via nasoenteral: a sonda é introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (sonda nasogástrica) ou posicionada no intestino delgado (sonda nasoentérica). Gastrostomia: a sonda é acoplada cirurgicamente no abdômen e direcionada ao estômago.
Dietas Monoméricas ou elementares: nutrientes na forma mais simples, isenção de resíduos, hiperosmolares, alto custo. Dietas Especiais: formulações específicas para atender as necessidades nutricionais diferenciadas de acordo com a doença de base.
Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.
A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).
As indicações específicas para nutrição enteral são:
A Nutrição Enteral (NE) refere-se à administração de nutrientes pelo trato gastrintestinal (TGI) por meio do uso de sondas. É considerada mais fisiológica quando comparada com a Nutrição Parenteral, por evitar a atrofia da mucosa, manter a flora intestinal mais próxima do normal e preservar a função imune do TGI.
São objetivos da Nutrição Enteral, EXCETO fornecer, no mínimo, 45%das necessidades energéticas do paciente durante a primeira semana de hospitalização, para que se possa obter os benefícios clínicos. manter a integridade intestinal.
A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.
O objetivo da nutrição parenteral (NP) é oferecer ao paciente todos os nutrientes suficientes para manutenção e/ou recuperação de seu estado nutricional e de saúde, assim, qualquer que seja o tipo de fórmula, ela precisa atender a esse objetivo.
A nutrição parenteral é o uso de vias não enterais para a administração de nutrientes, geralmente a via parenteral de escolhe é a venosa, mas pode ser feito a aplicação de alguns nutrientes via peritoneal, mas são poucos e em pequenas quantidades.
A via Parenteral incluem as Injeções (que podem ser Intramuscular, Intravenosa e Subcutânea). A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral. Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal.
Vantagens da via parenteral Possibilita a administração de medicamentos mesmo sem a cooperação do paciente; Proporciona maiores níveis sanguíneos em tempo menor; Permite reposição rápida de líquidos, eletrólitos e outras substâncias orgânicas, perdidos pelo paciente em casos acidentais ou patológicos.
Dor, geralmente causada pela picada da agulha ou pela irritação da droga; Em casos de engano pode provocar lesão considerável; Em função do rompimento da pele, pode ocorrer o risco de adquirir infecção; Uma vez administrada à droga, impossível retirá-la.