Na Psicologia, aqueles pensamentos errados que temos a respeito das pessoas, do mundo, do futuro e de nós mesmos são conhecidos como Distorções cognitivas.
A detecção, a análise e a resolução destas situações pode ser feita recorrendo a sessões de psicoterapia, nomeadamente à terapia cognitivo-comportamental.
O que são pensamentos disfuncionais? É o resultado de uma interpretação negativa e distorcida da realidade, que não traz benefícios, não contribui com nada de bom e geram desconforto.
A terapia psicológica, especificamente a terapia cognitiva, é indicada para tratar pensamentos disfuncionais, especialmente quando estão causando problemas e / ou desconforto significativo para a pessoa que os possui.
O RPD (Registro dos Pensamentos Disfuncionais) é uma técnica da terapia cognitivo-comportamental que tem o objetivo de fazer com que o cliente saiba identificar e analisar, de forma consciente, os seus pensamentos, emoções e comportamentos conflituosos, levando o indivíduo a pensar em respostas adaptativas em relação ...
Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor.
Podem-se classificar os pensamentos automáticos levando em consideração à sua validade e utilidade, em três tipos (Beck, J. 1997): Distorcidos, ocorrendo apesar das evidências encontradas; Acurados, mas com a conclusão distorcida e acurados, mas totalmente disfuncionais.
Os pensamentos automáticos são aqueles que surgem em nossas mentes sem que haja um processo de análise ou verificação, apenas estão lá reforçando alguma crença que nós temos. Esses pensamentos, que também são chamados de erros cognitivos, podem ser positivos ou negativos.
Para identificar nossos pensamentos automáticos, devemos observar o que passa pela nossa cabeça quando experimentamos sentimentos ou reações fortes. Pensamentos aparecem em nossas mentes em formato de frases, imagens ou recordações. Algumas perguntas podem nos ajudar a identificar nossos pensamentos automáticos.
O que é pensamento automático? Nossos pensamentos percorrem nossa mente muito rapidamente, sendo que, desta forma nem sempre os percebemos completamente. Por isso denominamos esses pensamentos de “pensamentos automáticos”. Todos nós possuímos pensamentos automáticos, que parecem saltar dentro de nossas cabeças.
Ocupe seu tempo com algo que gosta. Um dos fatores que contribui para o aumento de pensamentos automáticos negativos é justamente o ócio. Por isso, mantenha-se ocupado. Porém, não se trata de fazer qualquer coisa só para não pensar em mais nada.
Exemplo para identificar pensamentos negativos automáticos Após uma reunião, um colega nos diz: “Gostei de como você se apresentou na reunião, embora parecesse estar um pouco nervoso”. Pode ser que, diante desta situação, pensemos “Oh minha nossa, eu sou o pior, eles vão pensar que eu sou um desastre…
Assim como a raiva e a ansiedade, ter pensamentos negativos de vez em quando é perfeitamente normal. O problema é quando eles invadem a mente e começam a interferir na vida da pessoa. Ter muitos pensamentos negativos pode, eventualmente, ter a ver com depressão, por exemplo.
Ter um padrão de pensamentos negativos significa que algo na sua estrutura emocional não está funcionando corretamente. Isso pode caracterizar uma doença ou não, dependendo dos demais sintomas.
O grande segredo para blindar nossa mente é vigiar, questionar os pensamentos negativos que chegam como verdades:
Como Eliminar Pensamentos Negativos? 7 Dicas Que Podem te Auxiliar!
O cérebro humano é um órgão incrível, capaz de fazer saltos imaginativos, revivendo recordações e encontrando respostas em um piscar de olhos, e, além disso, nunca será possível controlar todos os pensamentos. Pense mais sobre controlá-los quando eles chegarem, sem reprimir os indesejados.
12 Maneiras que podem te ajudar a eliminar maus pensamentos da cabeça
Existem várias opções para se distrair e descansar sem cair no tédio
Como parar de pensar demais
11 maneiras de tirar alguém de sua cabeça
Se você quer tirar aquela pessoa da cabeça mas não sabe como, acompanhe o nosso post e confira 12 dicas para lidar com essa situação!
Mudanças repentinas de humor: Este é um sinal muito claro de que alguém está pensando em você. Isso ocorre porque nossos pensamentos também são energia, e é por isso que temos sentimentos de angústia, tristeza ou emocionalidade, porque uma conexão energética é criada entre você e a pessoa que pensa em você.
Veja a seguir oito dicas que podem te ajudar a deixar o passado definitivamente para trás e seguir em frente.
Dizem que tentar esquecer é lembrar para sempre, e isto é verdade. Pretender livrar-se dos seus sentimentos é uma aventura que pode terminar em tragédia. Um suicídio emocional, uma verdadeira loucura …
Como esquecer um amor segundo a psicologia
Estes pensamentos/imagens que vêm à cabeça de uma forma incontrolável, são chamados de pensamentos obsessivos e, numa intensidade maior ou menor, todos nós já alguma vez tivemos na nossa vida. ...
Pode ser diversos transtornos psiquiátricos como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de déficit de atenção, hipomania etc, procure um médico para lhe avaliar, fazer os diagnosticos diferenciais e lhe indicar o melhor tratamento.
Veja algumas dicas de Inteligência Emocional para lidar com os pensamentos intrusivos:
Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade. Nesse contexto, eles acabam aumentando os medos e potencializando os demais sintomas do transtorno.