Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes.
Marx afirma que “o animal produz” (Marx, 1932/1968, p. 517) porque modifica a natureza. Isso significa que o animal atua no ambiente e estabelece uma relação com a natureza. Nessa relação, os primeiros modificam a última, dela se servem e servem a ela.
Em Marx, o conceito de dialética surge como um processo através do qual o ser humano transforma a realidade natural imediatamente dada, e produz, sobre essa base, uma realidade não natural, humanizada. Essa realidade criada pelos seres humanos consiste, portanto, numa superação dialética do dado natural.
O conceito de alienação, neste sentido, foi criado por Marx para explicar que, no modo de produção capitalista o produto do trabalho não pertence ao trabalhador, sendo apropriado pela burguesia, servindo apenas para reprodução do capital e, consequentemente, aumentando a desigualdade.
Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.
Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente.
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes Page 2 transformações.