O sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP – enterprise resource planning) é uma aplicação interfuncional, que integra e automatiza muitos dos processos operacionais realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
O planejamento de recursos humanos é o processo de gestão das necessidades da empresa em relação a seus recursos humanos. Tem como missão fazer com que a organização e seus colaboradores alcancem seus objetivos e mantenham uma boa relação trabalhista.
O planejamento de recursos empresariais é o que aponta para os gestores uma estratégia a ser traçada, como por exemplo, a necessidade de comprar novos insumos, produtos ou matérias-primas, além da contratação de novos colaboradores, investimentos em marketing, novos canais de vendas e outros méritos.
Um objetivo importante de um sistema ERP é integrar os processos empresariais administrativos e facilitar o fluxo de dados dentro de uma empresa para que as decisões e metas do negócio possam ser orientadas por informações precisas.
Recursos materiais: são os recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, matérias-primas etc. Recursos financeiros: são recursos monetários, como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, créditos, investimentos, contas a receber etc.
Conheça os 8 tipos de avaliação de desempenho:
O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho profissional?
A avaliação por objetivos tem como intuito avaliar o que cada colaborador conseguiu oferecer para a empresa em determinado período. A motivação consegue realizar mudanças extraordinárias em qualquer área da vida de uma pessoa.