O osso cortical é responsável por 80% da massa esquelética, está presente nas epífises dos ossos longos e é encontrado como revestimento de todos os ossos do organismo. É formado por séries de estruturas que estão muito próximas, chamadas osteons.
Significado de Trabecular adjetivo [Anatomia] Que diz respeito às trabéculas, filamentos cruzados do interior dos ossos. Etimologia (origem da palavra trabecular).
Os ossos que formam o esqueleto são rígidos e flexíveis graças a uma proteína chamada colágeno.
O desmóide cortical define-se como lesão fibro-óssea reactiva auto-limitada, considerada como uma variante da displasia fibrosa cortical, com características biológicas e clínicas benignas. No entanto, esta poder-se-á apresentar com características clínicas e imagiológicas que podem induzir suspeita de malignidade.
Os ossos irregulares são ossos que, de sua forma peculiar, não podem ser agrupados como os ossos longos, os ossos curtos, os ossos planos ou os osso sesamoide.
O tecido ósseo e o sistema esquelético desempenham diversas funções importantes para o bom funcionamento do organismo humano, como a sustentação de tecidos moles e pontos de fixação para a maioria dos músculos esqueléticos, proteção aos órgãos internos, auxílio ao movimento (pois a presença de articulações permite que ...
Ligamentos. Os ligamentos são tecidos fibrosos que tem a função de ligar, conectar um osso ao outro, uma vez que reforçam a estabilização das articulações e auxiliam nos movimentos. Diferem dos tendões na medida em que estes conectam os músculos aos ossos e os ligamentos unem os ossos aos outros ossos.
Os músculos realizam contrações que são transmitidas aos ossos pelos tendões que inserem-se neles e efetuam a movimentação por meio da transferência de força vinda dos músculos.
As bolsas sinoviais atuam como amortecedores em articulações móveis. O líquido sinovial é viscoso, transparente e facilita os deslocamento entre duas partes ósseas. Com o envelhecimento, a produção desse líquido diminui, ocasionando dores nas articulações.
Os músculos atuam na flexão das articulações interfalângicas como função primária. Ele ainda flexiona as articulações metacarpofalângicas e do punho, embora essas sejam funções secundárias. O músculo causa uma flexão do punho, e um desvio radial quando atua com o extensor radial do carpo.
Os Músculos do Membro Inferior Durante a manutenção da postura e a locomoção, a inserção distal geralmente encontra-se fixa e a inserção proximal encontra-se móvel; por exemplo, a ação predominante do músculo glúteo médio é estabilizar a pelve, em vez de abduzir o quadril.
A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.