Valores de gordura corporal ideal para homem
Ao contrário do que muita gente pode pensar, a massa magra não é fundamental apenas para fins estéticos, definindo a musculatura, por exemplo. Quando seus índices são satisfatórios, a pessoa ainda reduz o risco de uma série de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas.
Catabolismo muscular consiste na degradação da musculatura Ou seja, explicando de forma mais simples, o corpo se "alimenta" da massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios e atividades comuns.
O ganho de massa muscular se dá através dos exercícios(estímulo) que geram micro lesões nos músculos, após, este vão se regenerar através dos fatores citados anteriormente (alimentação, descanso, hormônios) promovendo o aumento do músculo conforme o estímulo dado.
MME - Massa Muscular Esquelética: Existem três tipos de músculos no corpo – músculo cardíaco, músculo visceral e músculo esquelético. A quantidade de massa de músculo esquelético reflete melhor a forma física da pessoa, sendo que 100% na escala corresponde à MME padrão para o peso.
Em média, mulheres adultas saudáveis deveriam ter cerca de 25-30% de massa muscular. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável.
No Brasil, os protocolos de Jackson e Pollock (tanto de 3 dobras cutâneas, quanto de 7 dobras cutâneas) são amplamente utilizados por avaliadores e pesquisadores, para avaliar adultos (homens e mulheres) saudáveis.