Hímen complacente é o hímen mais elástico e que tem maior dificuldade de se romper na primeira relação sexual.
Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímen já foi ou não rompido.
O hímen é um pedaço de tecido rosado com um orifício no centro que está localizado a 1 ou 2 centímetros depois da abertura da vagina. Porém, assim como o cabelo, as unhas ou o nariz, cada mulher tem um hímen diferente em relação ao tamanho e ao formato.
“Algumas mulheres têm muita elasticidade no hímen, a ponto de ele voltar ao normal depois do ato sexual sem que ocorra a ruptura da membrana himenal, nem sangramento. Essa condição é chamada de hímen complacente”, explica Jorge Naufal, médico ginecologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O que fazer: na maior parte dos casos o sangramento causado pelo rompimento do hímen é relativamente pequeno e acaba desaparecendo ao fim de poucos minutos. Dessa forma, apenas é recomendado que a mulher lave o local com cuidado para evitar uma infecção.
Qualquer objeto introduzido na vagina, inclusive os dedos, pode fazer isto. O hímen é uma película localizada na entrada da vagina e que, normalmente, se rompe quando a mulher perde a virgindade durante a primeira relação sexual.