Quais So Os Principais Desafios Da Incluso Dentro Da Escola?

Quais so os principais desafios da incluso dentro da escola

Era bom que as escolas públicas em Portugal tivessem essas equipas multidisciplinares referidas. A inclusão ainda está muito aquém do necessário. Nas escolas o apoio é ainda muito pouco e a taxa de retenção é elevada. Agora, finalmente, foi aprovada legislação que dá às escolas acesso à flexibilização e aos alunos uma verdadeira inclusão. Esperamos que a lei seja promologada e que os agentes educativos que estão contra tenham o bom senso de não obstruirem o trabalho que o Ministério da Educação está empenhado em implementar nas escolas.

5. Formação inicial e continuada conectadas ao cotidiano escolar

A inclusão é um paradigma que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos e é uma prática social que se aplica no trabalho, na arquitetura, no lazer, na educação, na cultura, mas, principalmente, na atitude e no perceber das coisas, de si e do outrem (Camargo, 2017, p. 1).

As ações de inclusão na escola influenciam nos resultados da educação que ela oferece, sendo que para favorecer uma inclusão escolar com equidade, seguem seis dicas para garantir a inclusão na escola. São elas: conhecimento do aluno em sua totalidade, formação dos profissionais, integração efetiva entre o professor da sala de recurso multifuncional e os do ensino regular, atendimento na sala de recurso multifuncional, uso da tecnologia dentro da escola e parceria escola e família (Souza, 2017, p. 2-3).

O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, sendo credenciada com Nota Máxima pelo MEC. O portal oferece mais de 650 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

2. Na sala de aula: respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem

2. Na sala de aula: respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem

Nessa direção, convém esclarecer que a “necessária parceria de trabalho pedagógico para a educação inclusiva", que os professores das classes regulares e especializados se situem como sujeitos constitutivos do processo. (Gomes et al., 2017, p. 5).

Os gestores poderão exercer o papel de mediadores, ao articular o conhecimento dos profissionais da educação especial com as necessidades e experiências dos professores da sala regular. Professores que têm a oportunidade de participar de cursos, também podem atuar como multiplicadores de conhecimento para a equipe.

Uma educação verdadeiramente inclusiva reconhece a diversidade do seu alunado e, por isso mesmo, adapta-se às suas características de aprendizagem. Oferece respostas específicas adequadas e diversificadas, que proporcionam para o aluno condições de superar ou compensar as suas dificuldades de aprendizagem, independentemente das causas que provocaram tal problema em seu processo de escolarização (Poker, 2007, p. 178-179).

Na escola inclusiva, o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal (Rodrigues, 2017, p. 3). A escola inclusiva deve ser entendida como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal (Rodrigues, 2017, p. 3).

Encontre a gente nas redes sociais

Encontre a gente nas redes sociais

As mudanças são urgentes e compreendem diversos aspectos, como a reestruturação física das escolas, com remanejamento de barreiras arquitetônicas e introdução de recursos e de tecnologias assistivas.

Quando o conceito de inclusão escolar é efetivamente compreendido, dificuldades vivenciadas na prática são solucionadas. Muitas vezes, valores pré-concebidos pelas pessoas, informações incorretas, até mesmo a falta de informação e de conhecimento constituem os maiores obstáculos à prática inclusiva.

As necessidades especiais são aquelas que carecem de atenção por motivo individual, onde a pessoa possui capacidades e limitações características e consequentes de tal limitação.

Além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações. Daniela Alonso, psicopedagoga especialista em Educação inclusiva, destaca a importância de que formação inicial e continuada estejam conectadas ao cotidiano escolar

O processo de inclusão é gradual, interativo e culturalmente determinado, requerendo a participação do próprio aluno na construção do ambiente escolar que lhe seja favorável. A formação e a capacidade docente imperam, neste contexto, como uma das principais alternativas para concretização desses anseios.

Os profissionais da educação especial e dos serviços de apoio podem complementar essa formação, participando de reuniões ou proferindo encontros e cursos na própria unidade.

Nesse processo, a função do gestor e o apoio da equipe são fundamentais, legitimando o educador em suas atribuições, valorizando suas competências pedagógicas para garantir o ensino de todos os alunos.

3. Foco nas competências dos alunos, e não em suas limitações

No entanto, apesar dos benefícios, ainda existem muitas barreiras para a implementação da educação inclusiva. Veja quais são os principais desafios que os professores enfrentam na inclusão escolar.

Apresentam-se nesse trabalho reflexões reais da Inclusão Educacional. No entanto, entende-se que coexiste a marginalização por parte do sistema educacional para atender as deficiências dos alunos e atingir a eficiência na aprendizagem e na inclusão dos mesmos.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão?

O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.

Como promover uma efetiva inclusão social da pessoa deficiente?

Para que a inclusão seja efetiva, é necessária uma equipe interdisciplinar que envolva psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Além disso, a formação de professores deve contemplar o atendimento e o ensino efetivo das pessoas com deficiência.

O que significa inclusão e exclusão social?

A Inclusão Social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade. Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.

O que significa a exclusão geográfica?

Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.