b) É um narrador introspectivo, que relata experiências que aconteceram no passado, em 1963. c) Em atitude semelhante à de um jornalista ou de um espectador, escreve para narrar o que aconteceu com x ou y em tal lugar ou tal hora.
É um conceito literário usado para identificar o tipo de narrador que participa na história que relata como se fosse um personagem. Se opõe ao narrador ausente.
O foco narrativo do texto é de terceira pessoa. Explicação: Trechos que comprovam a resposta: "Mário retorceu o pescoço e procurou os olhos do poeta, indo de baixo para cima." "Neruda soltou o trinco do portão e acariciou o queixo".
Resposta. Sim, pois você tem duas alternativas: Reescrever o texto com o foco de um narrador observador, ou seja, não participa da história e narrado que participa da história.
O conto A Cartomante, do escritor Machado de Assis, demonstra uma visão concreta e negativa sobre a vida, o mundo e as pessoas. ... O foco narrativo desse conto está na terceira pessoa, sendo que existe a narração plena do autor, usando disso para a narração e descrição dos fatos.
06 – Qual o foco narrativo usado pela autora? Comprove com dois exemplos. Foco narrativo em 3ª pessoa: “Foi na França, durante a segunda grande guerra” / “Casou-se a noiva com um primo”. 07 – Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor.
Retire o trecho que comprove sua resposta. O cachorro eventualmente morreu de velhice, numa tarde de inverno e no mesmo local de sempre, esperando por seu dono. Trecho - "Uma tarde(era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção."
O foco narrativo desse conto, A porta aberta, trata-se da narração em terceira pessoa, a que possui um narrador onisciente, aquele que não participa da história e descreve-a, sabendo até os sentimentos e pensamentos dos personagens.
Narrado em terceira pessoa, porém do ponto de vista de um garoto solitário, conta a história de Tomás Tertúlio Timé- rio Júnior, o Tom, que não conheceu a mãe (presume-se que tenha morrido), tem um pai ausente e está prestes a separar-se do melhor amigo.
Resposta: O ponto de vista externo define o narrador de Inocência como um narrador onisciente, que é tendência dominante na narrativa romanesca do século XIX. É o modelo clássico, que confere plenos poderes a uma só focalização: tudo é apresentado a partir de um único ponto, com onisciência e onipresença.
Resposta. O foco narrativo utilizado e de primeira pessoa,sendo que o narrador onipresente,exprimindo uma visão global do assunto.
o foco narrativo é descrever o suspence e a ação apresentadas no livro, também aborda a natureza.
Esse tipo de narrador é o "narrador observador".
Resposta. Resposta: Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Resposta. Resposta: O rei, a princesa e os três moços.
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.