A frase: “O meu povo perece por falta de conhecimento” traz em seu significado o princípio de que a falta do conhecimento de Deus leva o homem à ruína. As pessoas que desprezam a revelação de Deus através de Sua Palavra não podem ter comunhão com Ele, pois nem mesmo sabem quem Ele é. Separadas de Deus, essas pessoas não encontram outra coisa se não o sofrimento.
Portanto, o CONHECIMENTO só acontece, quando a INFORMAÇÃO é aplicada! Basicamente e resumidamente tenho de lhe falar que informação é teoria, enquanto conhecimento é a pratica.
Esse versículo diz: “O meu povo perece por falta de conhecimento”. O que isso significa? Significa que o povo de Deus não é suficientemente consciente de sua relação com Deus. Quando as pessoas não conhecem a Palavra de Deus, elas começarão a tomar decisões erradas e, como resultado, perecerão.
Quando Deus firmou Sua aliança com a nação de Israel no Sinai, e resposta do povo foi: “Tudo o que o Senhor falou nós faremos” (Êxodo 19:8). Mas os israelitas quebraram essa promessa e traíram ao Senhor. Porém, a aliança de Deus com Israel deixava claro que se o povo andasse em obediência receberia as bênçãos do Senhor; mas se andasse em desobediência seria alvo do Seu castigo.
Essas pessoas querem conhecer as bênçãos, mas não querem conhecer Abençoador; estão interessadas naquilo que Deus lhes pode dar, mas não estão interessadas em saber quem Ele é.
Em suma, o versículo Oséias 4:6 é um lembrete importante da importância do conhecimento para os cristãos. É necessário manter um conhecimento profundo da Bíblia e entender o que ela nos ensina para viver uma vida em conformidade com os ensinamentos de Deus. Ao ler e estudar a Bíblia, e trabalhar com outros cristãos, as pessoas podem adquirir conhecimento suficiente para viver uma vida cristã verdadeira e significativa.
É importante que as pessoas entendam a importância de adquirir conhecimento para crescer a nível espiritual. Se as pessoas não compreendem as palavras de Deus, elas não podem confiar nele e não podem usar Seu conhecimento para guiar suas decisões. Além disso, se as pessoas não conhecem os ensinamentos da Bíblia, elas não terão a capacidade de compreender o que Deus pede delas.
Além disso, o versículo diz: “Porque rejeitaste o conhecimento, também rejeitarei a ti”. Isso significa que, quando a pessoa não conhece a Palavra de Deus, ela não terá a proteção de Deus em suas vidas. Rejeitar o conhecimento significa rejeitar a Deus e, como resultado, rejeitar a proteção e o amor de Deus.
O evangelho tem sido usado como um meio de prosperidade e pouco tem sido vivenciado como uma busca constante por uma vida de santidade e no andar na presença de Deus.
Essas pessoas até são ouvintes da Palavra, mas não são praticantes da mesma (Tiago 1: 20); vivem no engano porque possuem a informação, mas não possuem o conhecimento pratico!
Informação são dados recebidos e processados sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da PRATICA de algo.
O versículo Oséias 4:6 diz: “Meu povo perece por falta de conhecimento; pois tu rejeitaste o conhecimento, eu te rejeitarei para que não sejas sacerdote para mim; e porque te esqueceste da lei da tua Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Esta Escritura transmite uma mensagem importante aos cristãos de hoje de que a ignorância é punida e que o conhecimento é recompensado. A fim de viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, é importante que as pessoas compreendam o que este versículo está dizendo.
Nos tempos do Antigo Testamento os sacerdotes eram os principais responsáveis por ensinar a lei do Senhor ao povo. Mas naquele tempo os sacerdotes também tinham se corrompido e servido de mau exemplo para toda a nação. Por isso a frase: “O meu povo perece por falta de conhecimento” expressa de forma muito apropriada a situação da nação. Havia um desconhecimento generalizado do Senhor em Israel.
A falta de conhecimento tem implicações graves para o crescimento espiritual. De acordo com o versículo Oséias 4:6, “meu povo perece por falta de conhecimento”. Isso significa que quando as pessoas não adquirem conhecimento, elas não podem se conectar a Deus e aos ensinamentos da Bíblia. Se as pessoas não conhecem a verdade, elas são incapazes de usá-la para guiar suas vidas.
Qual era o pecado fundamental que havia conduzido a nação de Israel àquela situação tão miserável? A resposta é clara no texto bíblico: a falta do conhecimento de Deus! Por isso o Senhor falou por meio de Oseias: “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus […] O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento […]” (Oseias 4:1,6).
Na falta entendimento, o dito fica por “não dito” e o resultado quase sempre é horroroso. É o pior dos mundos dentro da realidade já conturbada em que vivemos!
O meu povo está destruído por falta de conhecimento; porquanto rejeitaste o conhecimento, eu também te rejeitarei, e não serás sacerdote para mim; visto que esqueceste a lei do teu Deus, também esquecerei os teus filhos.
Essa frase é uma adaptação de um versículo do livro de Oseias que registra a repreensão do Senhor ao povo de Israel. Através do profeta, Deus anunciou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6).
Você precisa ler o texto todo, e o contexto dele.
Papa Francisco diz que apenas a Igreja é capaz de interpretar escrituras | Mundo | G1. Declaração foi dada no seu 1° discurso ante o Comitê da Bíblia do Vaticano. Para o Papa, 'há uma unidade indissolúvel entre Escritura e Tradição'.