O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura.
A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias e a Massa Gorda é composta de gordura corporal. ” Valor do exame R$ 80,00 - Aceitamos cartões de crédito e débito. Pacote promocional exame + consulta de nutrição: R$ 180,00.
Nutricionista, nutrologo ou endocrinologista? A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.
Exame de bioimpedância: o que você precisa saber
O exame de bioimpedância é totalmente indolor e rápido, mas assim como outros exames biológicos requer algumas preparações da pessoa antes de se submeter ao teste: Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame. Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame.
O exame de bioimpedância consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. Assim, tudo o que altere a resistência dessa passagem pode alterar os resultados, como a ingestão de água, diuréticos, cafeína, ou a presença de metais.
Orientações para realizar o exame: Retirar metais que estejam em contato com o corpo (óculos, brincos, colares, sutiãs com aro, roupas com botões e zíper). Utilizar roupa leve e que não tenha metais – calça de moletom, vestido de malha, etc. Esvaziar a bexiga antes do exame.
Bio Resistência: é a medida de oposição à passagem da corrente elétrica fornecida pela gordura do interior da célula (adipócito);
A diferença maior entre esses dois métodos de bioimpedância é que, na balança os resultados são mais precisos para a composição da metade inferior do corpo, enquanto no aparelho, que se segura nas mãos, o resultado refere-se à composição do tronco, braços e cabeça.
O índice de massa corporal (BMI) é uma medida do peso de uma pessoa no que diz respeito a sua altura. É mais de um indicador do que uma medida directa da gordura corporal total de uma pessoa.
É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9. Quer descobrir seu IMC? Insira seu peso e sua altura nos campos abaixo e compare com os índices da tabela.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida simples para estimar riscos à saúde relacionados ao peso. Esse é um dos parâmetros que o seu médico ou nutricionista usa para avaliar o seu estado nutricional e um ponto de partida para uma avaliação mais detalhada sobre a sua saúde.
Ainda que o IMC tenha sido considerado o indicador mais confiável de gordura corporal, ele também não leva em consideração a massa muscular, o que pode indicar incorretamente uma obesidade que não existe, disse a pesquisadora Margaret Ashwell da Unviersidade Oxford Brookes, no Reino Unido, em um estudo à parte.
Além da idade, existe o grau de obesidade e sobrepeso. Não pode ser visto como um padrão, cada pessoa apresenta uma particularidade. Abraços!
Quando o índice de massa corporal recomendado está excedido, é porque a pessoa pode estar numa situação de sobrepeso com tendência à obesidade ou já ter a obesidade. E esse índice vai graduar de obesidade grau 1, grau 2, grau 3.
Calcule seu IMC
O resultado do IMC indica se a pessoa está com excesso de peso ou não....Diagnóstico de Excesso de peso