Os cistos ósseos são cavidades que podem se formar no interior dos ossos e podem ser preenchidas de sangue, líquido sinovial ou inflamatório ou até mesmo material ceratinoso. Podem se formar em qualquer osso, estar localizado na região central ou nas extremidades dos ossos.
Geralmente, o cisto é assintomático e não causa complicações, mas, se crescer muito e comprimir outras estruturas do cérebro, pode provocar sintomas, como:
Eles podem se desenvolver em qualquer local do corpo, sendo mais comum surgirem em órgãos como mama, tireoide, ovários, fígado ou articulações, por exemplo. São várias as causas que originam os cistos como infecções, traumatismos, obstrução das glândulas sebáceas, ou mesmo por uma questão de genética.
Como amenizar o desconforto causado pelo cisto na mama
Os nódulos benignos de mama não interferem em nada na gravidez ou mesmo na amamentação, inclusive alguns nódulos podem até diminuir ou desaparecerem durante a gravidez, então fique tranquila. Nódulos ou caroços na mama podem ser benignos ou malignos.
Bem, um cisto mamário corresponde a uma dilatação de um dos ductos mamários, ficando repleto de liquido na maioria dos casos - a este tipo conceituamos como cisto simples. O cisto simples é responsável pela maioria dos casos de cistos mamários e não tem relação com risco de câncer de mama.
Se você está na menopausa e com sintomas, se os cistos forem cistos simples e você não apresentar nenhuma contraindicação médica para a reposição hormonal, não vejo problemas em fazê-la.
Sim pode. O Fibroadenoma do útero ou chamado Mioma uterino não costuma interferir com a atividade física da pessoa a não ser que a paciente tenha dores abdominal e/ou sangramento menstrual devido ao Fibroadenoma de grande volume e tamanho causando sintomas clínicos relevantes. Converse com seu médico sempre.
Um cisto complicado visualizado à ultrassonografia é confirmado como uma lesão benigna da mama por aspiração com agulha fina (PAAF) guiada por ultrassom, biópsia de fragmento (core biopsy) ou biópsia excisional.