Descrição. Focas adultas possuem um padrão único de manchas, um tanto escuras sobre um fundo claro ou claro sobre escuro. Elas variam na cor do preto acastanhado ao bege ou cinza; os flancos são geralmente mais claros.
A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.
Nos estudos sobre a poesia moderna, as estrofes são definidas como sendo cada uma das seções que constituem um poema. Cada seção é composta pelo agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de sentido e ritmo. O início e o final de cada estrofe do poema são delimitados com espaços em branco.
Classificação das Estrofes Monóstico: estrofe formada por um verso. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. ... Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos. Sextilha, Sexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos.
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
As principais características dos poemas
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
O uso da objetividade, o uso de temas históricos, a busca da perfeição, a valorização da metrificação e a presença da impessoalidade também fazem parte das principais características do Parnasianismo.
Resposta: A poesia infantil de qualidade é aquela que envolve as crianças por meio da forma (jogos sonoros, rimas, musicalidade, referências) e do conteúdo (elementos que fazem parte de seu cotidiano, a brincadeira, a fantasia, o jogo).
Os principais traços do leitor implícito do texto infantil são: um leitor em formação e com vivências limitadas por força da idade. ... Um livro de literatura infantil, portanto, constitui uma forma de comunicação que prevê a faixa etária do possível leitor, atende aos seus interesses e respeita as suas possibilidades.
Dois são os elementos da obra literária: O Conteúdo e a Forma. São as idéias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imateriais que as palavras transmitem da mente do escritor à do leitor. ... É a linguagem escrita ou falada «veículo» das idéias e dos sentimentos do escritor.