A necrose cortical renal é a morte do tecido na parte externa do rim (córtex), que resulta do bloqueio das pequenas artérias que fornecem sangue para o córtex e o que causa lesão renal aguda. Normalmente, a causa é um distúrbio importante e catastrófico que diminui a pressão arterial.
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
A creatinina sérica provém do metabolismo muscular. Os níveis séricos de creatinina dependem da massa muscular corporal: quanto major a massa muscular, mais elevado o nível de creatinina tanto no soro quanto na urina.
A dosagem dos níveis de creatinina no sangue é um dos métodos mais usados para avaliação da função renal, ou seja, o exame de creatinina é importante para avaliar se os seus rins estão funcionando adequadamente.
Até o momento, evidências sugerem que a creatina faz mal aos rins somente em pessoas com histórico de doença renal ou em uso de medicamentos nefrotóxicos, mostrando um risco aumentado de disfunção renal. De acordo com a literatura existente, a suplementação parece segura quando usada por adultos saudáveis.