O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.
1. NÃO é característica do artigo de opinião a posição neutra do autor. Como o nome já indica, uma característica básica do artigo de opinião é emitir opinião, sendo assim, não é característica dele uma posição neutra do autor, ou seja, não é permitido que o autor deixe de se posicionar.
O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural). Os artigos subdividem-se em definidos e indefinidos: Não pare agora...
As características do artigo de opinião são as seguintes: Título do texto, geralmente polêmico ou provocador; Exposição de uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto; Apresenta-se em três partes: exposição, interpretação e opinião.
O artigo pode substantivar palavras que pertenceriam originalmente a outras classes gramaticais, como adjetivos ou verbos. Por exemplo: O participar é mais importante do que o ganhar. ... No enunciado anterior, “uma” faz referência ao substantivo “menina”, e não ao adjetivo “inteligente”.
Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos....Com a palavra todos, para indicar uma totalidade:
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada.
Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência. Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
Venha, porque fazemos questão da sua presença. E com acento circunflexo? Caso seja colocado no final de uma frase, que pode ser antes de um ponto final, de interrogação, exclamação, ou um ponto de reticências, a sequência deve ser grafada por quê , pois, o monossílabo que passa a ser tônico.