Onde encontrar Abelhas Uruçu Geralmente as Abelhas Uruçu são encontradas nas regiões mais quentes do país como Norte, Nordeste Centro-Oeste e até Sudeste. Apenas a Melipona Rufiventris Mondury é encontrada na região Sul.
A abelha Uruçu é uma abelha sem ferrão, nativa do Brasil, encontrada na zona da mata do litoral baiano e nordestino. Esta espécie prefere habitar locais úmidos, nidificando em árvores de grande porte.
Seu uso objetiva aumentar a resistência do organismo, além do alívio da tensão e do combate à insônia. Produzido pelas abelhas uruçu, espécie sem ferrão nativa do Nordeste brasileiro, esse mel também apresenta sabor levemente ácido. Tem alto teor de água e propriedades antibacterianas, energéticas e antioxidantes.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.
Com 4 a 5 dias a concentração atinge mais ou menos 78 grau de açúcar e as operárias fecham os favos com cera produzida por glândulas cerígenas. Por isso, os apicultores realizam a extração do mel, após a identificação do fechamento dos favos. O mel extraído antes da maturação pode fermentar por estar imaturo.
Na casa de mel são realizadas as etapas de desoperculação dos quadros, centrifugação, filtragem e decantação do mel.
"Para extrair o mel, 80% do quadro tem que estar operculado – ou seja, coberto pela cera que fecha os favos. Retiramos a cera, tomando cuidado para não destruir esses favos, e a guardamos para reutilizar depois". Após a colheita e a desoperculação dos quadros, eles foram colocados em uma centrífuga para retirar o mel.
O produtor deve saber identificar quando o mel está maduro porque este fator é muito importante para a umidade do produto. A umidade ideal é de 18%, mais do que isso o mel corre o risco de azedar. Segundo o extensionista, quando as janelinhas do mel estiverem fechadas significa que ele está maduro.
“operculado” (com uma fina camada protetora de cera nos alvéolos), sinal de sua maturação em relação à quantidade de água presente. Quantidades elevadas de água no mel favorecem a proliferação de leveduras, promovendo assim a sua fermentação e conseqüentemente inutilizando-o para o consumo humano.
Os principais açúcares do mel são: Glicose. Frutose. Sacarose....Entre os vários minerais existentes, fazem parte da composição do mel:
A centrifugação é o melhor processo para a extração do mel dos favos. ... São aparelhos destinados a extrair, por centrifugação, todo o mel contido nos favos, mas sem estragá-lo, para que possa ser reaproveitado na colméia.
A colheita de mel, porém, não é feita nas abelhas e sim nas colmeias ou colmeias artificiais. Para coletar, é preciso ter um frasco de vidro ou ferramenta que destruirá a colmeia. Mas todo o cuidado é pouco, já que as abelhas atacam após a colheita.
Na maioria das vezes, o mel puro cristaliza, mas isso não altera em nada seus princípios e propriedades medicinais. ... Já que o mel líquido ou cristalizado só se trata de diferentes estados, como água e gelo.
O mel industrializado é extraído utilizando-se uma centrífuga que retira o mel destas células e daí este é filtrado e purificado- e então o mel é classificado como mel de casta.
O mel deve chegar a uma temperatura de 65 °C em banho maria, mexendo sempre, e depois de apenas 15 segundos nesta temperatura, deve ser retirado do fogo e fechado imediatamente, deixando a temperatura baixar. Pode ser armazenado em temperatura ambiente até a sua abertura.
O mel é uma substância nutritiva derivada do néctar processado por enzimas digestivas no interior do trato digestório das abelhas operárias, armazenando essa secreção em favos no interior da colméia.
Vômito de abelha: O mel nada mais é do que isso. O néctar é transportado para o sistema digestório das abelhas, onde é misturado a enzimas que convertem seu açúcar em glicose e frutose. Ele se transforma em mel e é regurgitado pelas abelhas. É esse o produto final que consumimos.
Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias. 5. As abelhas constroem os alvéolos sempre no formato hexagonal porque ele usa menos cera e aproveita ao máximo o espaço da colmeia.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera. Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias.
Abelha-europeia: 14 – 28 dias
Fêmea: 14 – 28 diasOperária, no verão
"Enquanto as abelhas picam somente uma vez, deixam o ferrão em sua vítima e morrem após o ataque, os marimbondos e as vespas não perdem o membro ao ferroar, podendo causar múltiplas picadas, não morrendo após o ataque.
A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio. 8. Apenas as abelhas fêmeas trabalham.
1.
A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida. A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham.
À noite, nos dias de temperaturas baixas, ou muita umidade na atmosfera, costumam fechar a entrada do canudo com uma película de cera, repleta de furinhos por onde passa o ar que chega ao interior do ninho, através do bater de asas constante das abelhas que, assim fazendo, provocam a circulação do ar.
O que provavelmente ocorre é a invasão de abelhas de outras colméias. ... Isso pode ser feito após uma briga, pois elas morrem grudadas umas nas outras na entrada da colméia. Algumas vezes o ninho de jataís é atacado por abelhas como a iratim ou limão, que é predadora e sobrevive apenas de roubo.
Elas podem ficar confinadas ali por várias semanas. A câmara possui uma passagem estreita por onde somente as operárias conseguem passar para alimentá-la. Caso a rainha-mãe morra, ela será liberada para suceder o trono.
As abelhas se instalam em áreas urbanas por causa da depredação das áreas vegetais, explica ele. ... E mais: levará as abelhas para um lugar sem riscos e sem danos para elas. As colméias são transportadas para um lugar seguro e ficam de quarentena.