Uma redação jurídica é uma espécie de texto que apresenta algumas remendações diferentes das outras modalidades de escrita. Em razão de o objetivo principal ser o convencimento por exposição técnica, ela deverá evitar alguns vícios muito comuns no uso da Língua Portuguesa.
A linguagem é o meio pelo qual o advogado mostra seu conhecimento aos possíveis clientes e caso esta linguagem seja muito técnica, compreende-se que poderá dificultar a comunicação entre o advogado e cliente, e este, por sua vez, não tem conhecimento na área jurídica e procura um representante para solucionar a sua ...
A linguagem, em termos específicos, constitui-se em meio de expressão do pensamento e do fazer no campo jurídico, formando com o Direito um par relacionado e, por isso, devem andar juntos. A linguagem que expressa o Direito precisa acompanhar o atual estágio de evolução da sociedade, tendo em vista a comunicação plena.
Linguagem jurídica é a chave para o êxito nas demandas judiciais. A relação entre linguagem e Direito é íntima, visto que através dela, seja escrita ou falada, é que as teses judiciais podem ser defendidas no processo [1].
Resposta. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa.