Resposta: Existiam registros de jogos utilitários e recreativos dos tempos pré-históricos, principalmente a partir do período paleolítico. Tais práticas, como as de hoje, sempre tiveram seu próprio cerimonial e regras estabelecidas e, geralmente, tanto vencedores como vencidos aceitavam o resultado desportivamente.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Sobre o que mudou e o que permaneceu nas profissões, podemos apontar que permaneceu a importância de diversas profissões, como as de professor, policial, contador, atendentes, médicos e uma infinidade de outras, mas da mesma form, certas profissões praticamente deixaram de existir em função das novas tecnologias.
A vida no campo sempre foi repleta de desafios. Historicamente, o homem proveniente da atividade agrícola tinha uma rotina de trabalho rudimentar. Essa realidade vem mudando profundamente desde que a mecanização passou a integrar esse cotidiano.
Naquela época, a vida girava em torno de brincar. As crianças se divertiam na rua, no quintal de casa ou na casa do coleguinha. As brincadeiras mais populares eram: pega-pega, esconde-esconde, polícia e ladrão, taco, estátua, queimada, batata-quente, pular corda e amarelinha.