A história de Várzea Paulista começa em 1867, quando os ingleses construíram a estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí. A estrada passava por uma várzea campesina, com um saliente acidente geográfico e as águas cristalinas do rio Jundiaí.
Várzea possui as seguintes coordenadas geográficas: 23º13' latitude sul e 45º19' longitude oeste. Limita-se ao sul com Campo Limpo Paulista e a norte, leste e oeste com Jundiaí.
418 962 hab. Jundiaí é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a de latitude sul e de longitude oeste, a uma altitude de 762 metros. Dista 57 quilômetros de São Paulo.
Lista dos 75 bairros, distritos e localidades no município de Várzea Paulista (SP)
Na época, a região era formada por várias sesmarias pertencentes à Capitania de São Vicente, conhecida como “Portão do Sertão”. Era o caminho de muitas entradas e bandeiras. Durante longo período, a escravidão indígena foi a base da mão-de-obra local, embora essa prática fosse proibida por lei.
A história de um município pode começar em um povoado, que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, em um local protegido, perto de hospedarias) ou às atividades que se desenvolviam na região (feiras, criação de gado, agricultura). Os povoados começavam com um pequeno grupo de pessoas.
Não se pode dizer com exata precisão quando os primeiros portugueses se estabeleceram em São Vicente. O que se sabe, com certeza, é que foi Martim Afonso de Souza quem fundou a cidade em 1532, a mando do Rei de Portugal, Dom João III.
Jericó é considerada a cidade mais antiga do mundo. Estima-se que os primeiros habitantes chegaram na região entre 9600 e 9000 a.C. Situada às margens do Rio Jordão, Jericó foi povoada, destruída, abandonada e repovoada muitas vezes ao longo da história.